sábado, 15 de Março de 2014 05:19h Atualizado em 15 de Março de 2014 às 05:21h. Pollyanna Martins

Procon Divinópolis realiza ações para Semana do Consumidor

O Dia Mundial do Consumidor é comemorado neste sábado 15/3, e para homenagear os consumidores de Divinópolis, o Procon vai realizar ações durante toda semana.

As atividades começam na manhã deste sábado, na porta do Edifício Daldegan, onde é a sede do órgão. A coordenadora do Proncon, Tereza Lada, junto com voluntários, estará no local a partir das 9h30. Durante a manhã de sábado, os consumidores poderão esclarecer dúvidas e cadastrar suas reclamações.
É a primeira vez que o órgão realiza essas atividades voltadas para a população. Diariamente o Procon registra cerca de noventa reclamações. Quem lidera a lista são as operadoras de telefone. Para a coordenadora, é importante realizar este tipo de ação, para que os consumidores saibam cobrar seus direitos. “Apesar das reclamações as empresas não melhoram seu atendimento. As operadoras de telefone recentemente foram proibidas de venderem pacotes de serviços enquanto não restabelecem seus contratos. Nós vamos dar aos consumidores os cadastros para preencherem, e especificar o problema que está enfrentando”, explica.
As ações serão feitas em escolas municipais durante a semana. Cada dia uma escola será visitada para esclarecer dúvidas. Para completar as atividades serão sorteados exemplares do Código de Defesa do Consumidor. A operação será finalizada no próximo sábado 22/3 na Praça São Sebastião, no bairro Afonso Pena. “Vai ser um corpo a corpo com o consumidor. Vamos esclarecer as dúvidas, estar mais próximos da população”.
Além da Semana do Consumidor, o órgão começa o projeto Procon Orienta. O projeto é voltado para esclarecer as dúvidas dos empresários da cidade acerca do direito do consumidor. O projeto será iniciado com uma palestra sobre o direito básico do consumidor. “É muito importante para as empresas saberem os direitos básicos que os consumidores têm. Vamos explicar o que é consumidor, o que é fornecedor. Quais ações nos cabem resolver. Porque a lei do consumidor é especial para a relação de consumo. O que não tem no código civil, tem no Código de Defesa do Consumidor, temos que diferenciar isto”.

 

MUDANÇA DA SEDE
A partir do dia 25/3 o Procon atenderá na antiga sede da delegacia da Polícia Civil. A nova sede será na Praça do Mercado, n° 161. Segundo Tereza, esta mudança será benéfica para o órgão. “A estrutura vai ser melhor para podermos atender a população. Poderemos cumprir as normas de acessibilidade para os portadores de necessidades especiais. Além de economizar no cofre público, e movimentar o local”, ressalta. Após a saída da delegacia, os comerciantes do local estão reclamando da queda do movimento de fregueses.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.