terça-feira, 8 de Setembro de 2015 12:19h

Profissionais do Cresst realizam trabalho diferenciado com servidores

O Centro de Referência da Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst)

O Centro de Referência da Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst), órgão da Prefeitura de Divinópolis, inicia os trabalhos do novo projeto de intervenção voltado para a melhoria nas estratégias de enfrentamento de problemas e maior qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Este projeto foi criado após da publicação da Portaria 179 que, dentre diversos outros assuntos, define que o objetivo do Cresst é atender um número mais abrangente de trabalhadores, através de ações em grupos.

Entre os objetivos deste plano de intervenção está a melhoria nas relações humanas, harmonizando essas relações, aceitando as diferenças, melhorando assim o trabalho em equipe e a comunicação entre os profissionais do setor.

O projeto, que está sendo realizado por duas psicólogas e uma socióloga, é feito em oito encontros semanais no órgão/setor que solicitou o serviço. Antes do início das ações com o grupo, as profissionais realizam uma pesquisa de clima com os trabalhadores para apresentar um projeto de acordo com o que está sendo necessitado pelo setor.

Entre as questões verificadas nesta pesquisa de clima, que é sigilosa, está a saúde física e mental do trabalhador, vida profissional, econômica e familiar. Os dados coletados com os trabalhadores são tabulados e dali são definidos os métodos e foco de trabalho. Nos encontros semanais são utilizadas dinâmicas de grupo, palestras, vídeos, debates, dentre outros recursos.

Após os oito encontros realizados, um relatório final é elaborado pelas profissionais Anelisa Mesquita, Michelle da Mata e Margareth Araújo em conjunto com os trabalhadores que participaram; que é apresentando ao secretário que solicitou o trabalho e são apresentadas sugestões de ações a serem criadas e/ou modificada.

Neste momento o trabalho das profissionais do Cresst está sendo realizado na Seplan e Semag. O setor que apresentar interesse deverá encaminhar um ofício do secretário responsável ao Cresst fazendo a solicitação deste trabalho.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.