quinta-feira, 2 de Abril de 2015 10:45h Atualizado em 2 de Abril de 2015 às 10:50h. Bruna Costa

Programação do Tríduo Pascal é momento mais importante da Semana Santa

As celebrações da Semana Santa tiveram início no Domingo (29), com a benção dos Ramos e da Paixão do Senhor em todas as paróquias da cidade, seguido de uma programação intensa no decorrer dessa semana

Na segunda, terça e quarta foram realizadas as procissões do depósito de Nossa Senhora das Dores, Senhor dos Passos e procissão do encontro respectivamente atraindo muitos fieis. Mas o ápice dessa semana é o conhecido Tríduo Pascal em que é relembrada a última ceia, a morte e ressurreição de Jesus Cristo.

A Semana Santa é o momento mais importante do ano litúrgico católico, precedida pela Quaresma, que são quarenta dias de preparação e reflexão para o mistério da Páscoa de Jesus, os fieis celebram o grande mistério da Igreja Católica, “é o coração da nossa fé”, declara o Padre Marcelo Luis Caixeta da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida. “É quando os católicos são convidados a meditar e refletir os passos de Cristo nos seus últimos momentos de vida entre os seus”, completa.

O Tríduo Pascal tem início hoje com a celebração eucarística às 9h, na Catedral Divino Espírito Santo, presidida pelo Bispo Diocesano Dom José Carlos e concelebrada pelos sacerdotes da Diocese de Divinópolis presentes, é quando ocorre a benção dos santos óleos, Consagração do Crisma e a renovação das promessas sacerdotais. É chamada Missa do Crisma ou missa da unidade. Á noite às 19h é realizada a Celebração Eucarística da Ceia do Senhor junto a cerimônia do lava-pés.

Amanhã, sexta-feira da Paixão, tem início com a Via Sacra às 8h na Praça da Catedral e às 9h há o Sermão das Sete Palavras também na Catedral. Às 15h ocorre a Ação Litúrgica comum à todas as paróquias em seguida o beijo da Cruz e celebração da palavra. Á noite na Catedral às 19h, a encenação da Paixão e Morte de Cristo com o Grupo Teatral Nova Jerusalém promete atrair visitantes de todas as comunidades, em seguida há o sermão do descendimento e procissão do enterro.

No sábado (4), há a preparação do Círio Pascal “é a vela grande que representa Cristo como principio e fim de tudo em nossa vida e nós somos chamados a ascender as velas pequeninas na vela grande. Cristo é a grande luz que veio iluminar as trevas”, frisa o pároco da Catedral Geraldo José Maia. Além da preparação do Círio Pascal, o sábado santo é a proclamação da Páscoa, o dia de Cristo Glorioso.

É o momento em que os fieis participam intensamente das celebrações católicas e todas as comunidades e matrizes promovem a Semana Santa sendo assim a participação dos fieis é massiva, principalmente na encenação da Paixão que é uma tradição para os católicos. “Como sempre a participação das pessoas é muito expressiva, elas se identificam com isso, é muito bonito ver esse gesto do nosso povo. Há uma concentração maior na sexta feira que não é de todo negativo porque as pessoas tem mais facilidade de se identificar com o cristo sofredor, porque também estão cercados de sofrimento na vida, do que com cristo glorioso”, comenta Padre Marcelo.

No Domingo de Páscoa (5), na Catedral será realizada, às 7h, a celebração eucarística da Ressurreição em seguida a procissão da Ressurreição e benção do Santíssimo, às 9h a celebração eucarística da Ressurreição novamente. Às 18h oração do terço e em seguida a procissão do Triunfo de Nossa Senhora, encerrando esse ciclo de festividades, celebrações e reflexões na vida dos cristãos católicos.


Programação Igreja Nossa Senhora Aparecida

Quinta-feira 02-04
9h - Catedral: Missa da unidade e benção dos óleos
19:30h – Missa da Ceia do Senhor com a cerimônia do lava-pés.

Sexta-feira 03-04
15h - Ação litúrgica, proclamação da palavra, veneração da cruz
19:30h - Encenação da paixão de Cristo, sermão do descimento da cruz.

Sábado 04-04
19:30h – proclamação da páscoa e celebração eucarística.

Domingo 05-04
Pela manhã procissão da ressurreição e a noite a procissão do Triunfo de Nossa Senhora


Programação Igreja São Judas Tadeu

Quinta-feira 02-04 – início do Tríduo Pascal
9h - Catedral: Missa do Crisma, benção dos Santos Óleos – óleo dos catecúmenos e enfermos
19:30h - Instituição da eucaristia, instituição do sacramento da ordem e missa do lava-pés.

Sexta-feira 03-04 – dia da morte de Jesus – jejum e abstinência de carne.
15h - Ação litúrgica, após ação litúrgica tem encenação da paixão de Cristo, sermão do descimento da cruz e procissão do enterro.

Sábado 04-04 – vigília pascal 19:30h dia da ressurreição

Domingo de Páscoa – missa às 9h e às 19:30h

 

Crédito: Bruna Costa

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.