sábado, 11 de Junho de 2016 10:38h Atualizado em 11 de Junho de 2016 às 10:57h. Plínio César

Projeto da UEMG promove palestra sobre adolescência e uso de drogas

Acontecerá na próxima segunda-feira (13), no auditório da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

POR PLÍNIO CÉSAR 

gazeta@gazetaoeste.com.br

 

Unidade Divinópolis, a palestra com o tema “Adolescência e uso de drogas: construindo possibilidades de enfrentamento”. Organizada por professores e alunos, o projeto de extensão denominado “Adolescentes em processo de tratamento de dependência química e o direito à escolarização” trará à sociedade a oportunidade de discutir soluções em torno do tema.

 

 

DISCUSSÃO BUSCA SOLUÇÕES COM A SOCIEDADE

É o que diz o professor José Heleno Ferreira, que é o coordenador do projeto, “abriremos a discussão envolvendo as pessoas que lidam com adolescentes no município. Pensando na construção de alternativas para o enfrentamento desse problema, que tem se tornado cada vez mais grave, que é o uso de drogas e os adolescentes que traficam as mesmas. E o direito à escolarização”, completa. A palestra será ministrada pela professora da UEMG, Cristiane Nogueira, especialista em assistência a usuários de álcool e drogas.

 

 

PROJETO DE EXTENSÃO

José Heleno conta como funciona o projeto de extensão, “estamos trabalhando com este projeto de extensão desde o início do ano passado. Há em Divinópolis uma comunidade terapêutica, que atende essas pessoas e as mesmas se internam voluntariamente. E justamente por estarem internados, eles não frequentam escolas, estamos trabalhando para garantir a esses rapazes o direito à sua escolarização”, informa o professor. Ele afirma que a instituição disponibiliza voluntários que acompanham os adolescentes durante sua escolaridade, “avançamos em alguns pontos, fazendo com que os mesmos se matriculem em escolas, garantindo, por meio desse projeto, avaliadores que acompanham sua evolução, encaminhando os resultados às instituições de ensino. Temos tentado discutir junto aos adolescentes sobre o uso de drogas, buscando alternativas para o enfrentamento desse problema. No ano passado, realizamos o primeiro seminário sobre este tema e este ano vamos promovendo novamente outro, provavelmente em agosto”, completa. 

 

 

ABERTO À POPULAÇÃO

Aberto à participação da comunidade, o evento acontecerá às 19h, no auditório da UEMG, que fica na Avenida Paraná, 3.001, bairro Jardim Belvedere.  O coordenador do projeto faz o convite, “reforçamos o convite para estar presentes todas as pessoas que tenham interesse nesse assunto e possam contribuir para o enfrentamento desse problema”, finaliza.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.