sábado, 12 de Setembro de 2015 06:34h Atualizado em 12 de Setembro de 2015 às 06:37h. Pollyanna Martins

Projeto para reforma da MG-050 já foi definido

O projeto foi escolhido na tarde de ontem, durante uma reunião na Cidade Administrativa

O projeto para a reforma da MG-050 foi definido na tarde de ontem, durante uma reunião na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Participaram do encontro: o deputado federal, Jaime Martins, o prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, o vice-prefeito, Rodrigo Resende, o empresário, Valdemar Amaral, e o Secretário Estadual de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares. A reforma da MG-050 envolveu uma polêmica acerca da travessia dos bairros Alvorada e Nossa Senhora da Conceição.
O primeiro projeto apresentado pela Concessionária Nascentes das Gerais foi questionado pelos moradores da região, que alegaram ser inviável, pois caso a obra fosse executada de acordo com a planta da concessionária, prejudicaria a entrada dos bairros Serra Verde e Alvorada. Em fevereiro deste ano, os moradores da região noroeste de Divinópolis apresentaram para o promotor público, Sérgio Gildin, uma nova proposta, que atenderia aos empresários, os moradores e os usuários da rodovia. “Nós fizemos um trabalho de mobilização e fizemos um abaixo assinado e protocolamos no Ministério Público. Nós fomos convidados pelo [supermercadista] Valdemar Amaral para conhecer um projeto que a empresa que ele contratou fez de acesso aos bairros, que no nosso ponto de vista, é melhor do que o apresentado pela Nascentes das Gerais”, explicou o presidente da associação dos moradores dos bairros Afonso Pena e Santa Clara, Josafá Anderson.
A Prefeitura de Divinópolis também apresentou um projeto, em uma reunião realizada em junho, mas a proposta estava incompleta e foi necessário um prazo para que o órgão readequasse o projeto. Após várias deliberações, o projeto escolhido para a reforma da MG-050, durante a reunião de ontem, foi o do empresário Valdemar Amaral. De acordo com o deputado federal, Jaime Martins, o governador, Fernando Pimentel, e o secretário estadual de obras anunciarão em breve o início das obras. “Nós precisamos fazer obras definitivas, obras de qualidade, que atendam a nossa população. Nós deixamos acertados que as intervenções que nos preocupavam muito, que é a ligação dos bairros Nossa Senhora da Conceição, Serra Verde ao bairro Alvorada, também seja uma obra definitiva, que permita as pessoas e os veículos transitarem com segurança”, ressalta.
Na reunião em junho, foi discutido o acréscimo de R$ 18 milhões, caso o projeto escolhido fosse o do empresário. De acordo com o deputado, o secretário garantiu que autorizará os acréscimos nos custos das obras. “Com certeza são obras definitivas, não são obras apenas para esta geração. São obras que vão assegurar e no futuro, Divinópolis terá uma condição de integração muito melhor do que aquela que estava prevista no contrato original. O que estava no contrato original era inaceitável”, afirma.

 

Créditos: Elias Costa
Créditos: Pollyanna Martins

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.