terça-feira, 10 de Março de 2015 10:19h Atualizado em 10 de Março de 2015 às 10:23h.

Projeto social incentiva o empreendedorismo na escola

Programa Miniempresa, realizado pela ONG Internacional Junior Achievement é voltado para alunos do Ensino Médio e ensina como funciona, na prática, uma empresa real. Projeto teve início ontem, em São Sebastião do Oeste

A Avivar Alimentos, em parceria com a ONG Internacional Junior Achievement, realiza a quinta edição do Programa Miniempresa, no município de São Sebastião do Oeste. Neste ano, cerca de 25 alunos da Escola Estadual Governador Magalhães Pinto serão beneficiados pelo projeto. O programa, voltado para estudantes do ensino médio, é desenvolvido durante 15 encontros de jornadas semanais, quando os alunos aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção, por meio do método “aprender-fazendo”. Durante todas as etapas, os jovens participantes serão orientados por 09 profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção da Avivar Alimentos.
O projeto teve início ontem e segue até o fim de junho, quando acontece a cerimônia de encerramento e formatura dos estudantes. Para o Analista de Projetos da Junior Achievement de Minas Gerais, Tiago Lins, o Programa Miniempresa tem como objetivo facilitar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho e fornecer uma noção exata do funcionamento de uma empresa real. “Durante quatro meses, os estudantes criam um produto, definem estratégias de marketing, desenham e colocam em prática os processos produtivos de uma empresa, noções sobre finanças empresariais, contratação de funcionários. Eles ainda fazem a comercialização do produto criado”, explica Lins.
Além disso, os próprios alunos se organizam para dividir as tarefas do Programa Miniempresa, desde a sua estruturação, distribuição de cargos, produção e venda do produto em ações e eventos, sob orientação dos voluntários. Ainda segundo Lins, empresas que investem no projeto estão concomitantemente investindo no capital humano, uma vez que, além do aprendizado prático, conceitos como honestidade, responsabilidade, engajamento social e amizade são reforçados durante a miniempresa. “O programa vai além do jovem que é beneficiado diretamente pelo projeto e chega até a sua família e comunidade. A sociedade ganha um jovem mais responsável, ético e orientado para o trabalho em equipe”, ressalta Lins.

 

EMPRESA E JUNIOR ACHIEVEMENT: PARCERIA DE SUCESSO
Um dos objetivos da Junior Achievement é despertar o espírito de empreendedorismo nos jovens estudantes, ainda na escola, e proporcionar a eles uma visão clara do mundo dos negócios, facilitando assim, o acesso ao mercado de trabalho. Esse é o caso de um dos alunos participantes da edição de 2013 do Programa Miniempresa, promovido pela Junior Achievement, em parceria com a Avivar Alimentos. O estudante, Luan Rodrigues foi recentemente aprovado no curso de Odontologia da UFMG, PUC/MG e Universidade de Itaúna.
Rodrigues acredita que a experiência e ensinamentos adquiridos no decorrer das jornadas do projeto foram relevantes para a tomada de decisões em sua vida pessoal e, sobretudo, profissional. “A Junior é uma bagagem para a vida inteira. No projeto, aprendi a trabalhar em equipe, promover e propor diálogos e obter sucesso em atividades em grupo e resolução de problemas. A minha atuação positiva no Programa Miniempresa fez diferença na minha vida e na minha aprovação nas três universidades, inclusive na UFMG”, comentou Luan Rodrigues.
De acordo com Tiago Lins, a novidade da Junior Achievement nesta edição é a criação do Programa Microcrédito. O projeto é direcionado para ex-alunos dos programas educacionais da Junior Achievement, que possuam interesse de obter um recurso para abrir ou ampliar uma microempresa, sob orientação e supervisão da equipe de profissionais da ONG Internacional.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.