sexta-feira, 23 de Setembro de 2011 16:31h Atualizado em 27 de Setembro de 2011 às 12:16h. Sarah Rodrigues

“Rainha do Toco” promove confraternização no bairro Alvorada

Na praça, moradores se reúnem celebrando a amizade

Os moradores da rua Artede Almada Alvim, no bairro Alvorada encontraram um novo jeito de interagir com a comunidade.De uma forma bem humorada os vizinhos se reúnem em uma praça próxima ao local, denominada “praça dos tocos” e realizam diversos eventos. No domingo (25), em uma confraternização a partir das 13h os cidadãos conhecerão a “rainha do Toco”.


Simone Cristina Costa, uma das organizadoras do evento conta que há 4 anos a praça do bairro foi revitalizada e possui muitos tocos de madeira por isso, ficou conhecida como “praça do toco”. “A praça foi inaugurada há 4 anos.É uma rua sem saída que não tinha finalização, terminava em mato, entulho enfeiando a rua.Como moro de frente, achei por bem procurar um órgão da prefeitura que nos recebeu muito bem”, explicou.


A moradora contou que os vizinhos ficaram muito felizes com a criação da praça, que é um motivo a mais para a interação entre o grupo, além de ser um espaço para lazer.


“Foi uma coisa simples, mas que dava trabalho. Nós só temos a agradecer à prefeitura, porque vemos que tem muita gente que gosta de reclamar, e não corre atrás. Nós corremos atrás, e agora temos um espaço”.


A organizadora disse que além dos eventos, na rua os vizinhos fazem campeonatos, jogam até queimada. As duplas receberam os nomes “As mais pra lá do que para cá” e “Juventude acumulada”. “A festa do toco, que tem a escolha da Rainha do toco está no segundo ano, mas pretendemos levar em frente. Fazemos campeonatos de queimada, e outros eventos. Não é difícil ter um ponto igual a esse que nós temos, para ser um lugar de reunião”.


Cerca de 20 vizinhos participam ativamente dos eventos, além de moradores dos outros bairros que são convidados a participarem. Simone lamenta que os eventos têm pouca adesão do bairro Alvorada. “Pelo tamanho do bairro, e pelo número de vizinhos que participam, pode aumentar muito mais, porque em tudo o que fazemos o convite é estendido à todos, do bairro de fora, de todo lugar”, afirmou.

 

 

CONCURSO


No domingo, a partir das 13h haverá um evento em que a “Rainha do Toco”, ou seja, aquela vizinha que vendeu mais votos será coroada. Durante a manhã os organizadores farão a ornamentação do local. “É bom as pessoas virem e ver como nós trabalhamos. Dá um pouco de trabalho, por exemplo, no domingo de manhã vamos montar a passarela, enfeitar os tocos, montar uma mesa de comida, mas é prazeroso, no final é muito bom”, ressalta Simone.


A ação dos vizinhos serve como exemplo para os outros bairros. As futuras rainhas sairão pelo bairro em um microônibus, antes da eleição. “O clima é de união, a única concorrência que temos é entre as candidatas, porque entre as cinco todas querem a coroa. Qualquer pessoa que quiser concorrer de fora, na próxima eleição, pode participar, é só entrar em contato com a gente e vender votos”.
Cada vizinho levará um prato de comida e o que for beber e haverá uma confraternização durante toda a tarde.
 

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.