quinta-feira, 28 de Janeiro de 2016 08:38h Jotha Lee

Rede estadual de ensino oferece mais de mil vagas para designados em Divinópolis

Designação acontecerá hoje e amanhã na Escola Estadual Halim Souki

As 36 instituições da Rede Estadual de Ensino em Divinópolis vão oferecer esse ano 1.077 para servidores designados, entre professores, supervisores, orientadores, ajudantes de serviços gerais e auxiliares administrativos. Esses servidores designados terão contratos temporários de trabalho, que vão de 2 de fevereiro a 31 de dezembro desse ano e ocuparão vagas desocupadas por falta de trabalhadores concursados.
Diante do excesso de candidatos, alguns problemas surgiram em algumas regiões do Estado, especialmente pela falta de informações. A assessoria de imprensa da 12ª Superintendência Regional de Ensino informou ontem que em Divinópolis o processo está correndo sem nenhum incidente e as designações serão feitas hoje e amanhã na Escola Estadual Halim Souki, no horário de 7h às 17h. Ainda de acordo com a assessoria, o candidato deverá comparecer levando a documentação exigida e a designação será feita na hora, através de técnicos capacitados para a função.

 


Ontem a Secretaria de Estado da Educação (SES) informou que o processo de designação de profissionais para atuarem nas escolas estaduais continua sendo realizado esta semana em todo o território mineiro. Informou, ainda, que em 43 das 47 Superintendências Regionais de Ensino, o processo ocorre normalmente, sem problemas ou necessidade de adiamento.
Diante da falta de informações dos últimos dias, a Secretaria de Estado de Educação disse que os candidatos devem manter a tranquilidade e buscarem os canais oficiais de informações para se orientarem sobre o processo. Segundo a SES, os interessados poderão obter todos os dados pelo Facebook, portal oficial da Secretaria e o site criado especialmente para a divulgação das vagas.

 


EM CIMA DA HORA
Como a designação será feita em Divinópolis somente hoje e amanhã, há pouco mais de uma semana do início das aulas, a 12ª Superintendência Regional de Ensino disse que isso não vai influenciar no início do ano letivo. A Superintendência informou que o cronograma de aulas está mantido e as escolas estarão prontas para dar início ao ano letivo no dia 11 de fevereiro, conforme estabelecido no calendário escolar.
De acordo com a SES, na rede estadual de ensino, a designação é feita para preencher, em caráter temporário, cargos vagos ou substituição quando não existir servidor efetivo que possa exercer tal função. Este ano, a Secretaria de Estado de Educação tomou algumas medidas importantes referentes ao processo. Alguns procedimentos foram antecipados, como a definição do quantitativo de aulas e cargos. Outros procedimentos foram alterados, como a organização de micropolos, que permite que o professor participe de vários processos de designação em um mesmo local e horário.

 


Para a secretária de Estado da Educação, Macaé Evaristo, a disponibilização pelo site da Secretaria das vagas existentes foi outro avanço, bem como a designação em caráter excepcional para os cargos de Assistente Técnico de Educação Básica (ATB) e de Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB).
No ato da designação, o candidato deve apresentar, pessoalmente, as vias originais dos documentos exigidos, entre eles os comprovantes de aprovação no concurso vigente e de habilitação ou qualificação para atuar na função a que concorre.
Em Divinópolis serão oferecidas 1.077 vagas, das quais 645 para o cargo de professor. O restante está dividido entre os cargos de supervisor pedagógico, orientador educacional, psicólogo, assistente social, ajudantes de serviços gerais e auxiliares da área administrativa.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.