terça-feira, 7 de Julho de 2015 10:13h

Retorno do FIES aumenta procura de estudantes por curso superior

Além da volta do FIES, Faculdade Pitágoras oferece outros financiamentos, além de descontos de 50% para os cursos matutinos e 30% para alguns cursos noturnos

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou, na última sexta-feira (03/07), que o aumento de juros do Fundo de Financiamento Estudantil, o FIES, é uma das hipóteses atualmente em estudo no Ministério da Educação. Em audiência na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília, Janine afirmou que informações concretas sobre aumento dos juros do programa são "especulações", porque o MEC ainda está em fase de estudos e simulações.
O Ministério da Educação (MEC) publicou nessa sexta-feira (3), no Diário Oficial da União, as novas regras do Fies. As alterações, segundo especialistas, dão maior sustentabilidade ao programa. O aumento da taxa de juros, segundo economistas, seria natural e é importante para a sustentabilidade do programa. Pelas novas regras, os juros passam de 3,4% ao ano para 6,5%, ainda inferiores à taxa básica definida pelo Banco Central, atualmente em 13,75%. Além disso, o limite de renda para obter o financiamento passa de 20 salários por família para 2,5 por pessoa. O programa continua sendo muito atrativo para os estudantes que buscam um curso superior.

Pitágoras conta com matrícula condicional FIES
O FIES financia cursos de ensino superior de estudantes brasileiros em instituições privadas. Segundo o diretor da Faculdade Pitágoras de Divinópolis, prof. Francisco Resende, ainda seria um produto muito vantajoso. “Se considerarmos que a nossa taxa de juros anual está acima de 13% ao ano, este FIES remodelado ainda seria uma ótima opção para quem quer fazer um curso superior”, avalia. A instituição trabalha com o Vestibular Agendado e os alunos aprovados podem fazer sua matrícula condicionada à contratação do Fies ou outros tipos de financiamentos muito atrativos oferecidos pela instituição. “O aluno faz o Vestibular e sua matrícula é realizada, mas concretizada apenas após a contratação efetiva do Fies ou de um dos financiamentos oferecidos pela Faculdade. A oportunidade está aberta e democratizada a todos os interessados. 
Além dos financiamentos, a instituição conta com uma interessante política de descontos. Os cursos de graduação oferecidos no turno matutino da Faculdade Pitágoras já aparecem com grande índice de procura por parte dos candidatos inscritos no vestibular agendado. Para o próximo semestre, os calouros dos cursos de Direito, Psicologia e Administração matutino terão direito à bolsas institucionais de 50%, para todos os ingressantes, com a mesma carga horária e corpo docente do período da noite. Além destes três cursos, a Faculdade Pitágoras oferece desconto institucional de 30% para os calouros de dois cursos noturnos: Jornalismo e Gestão Comercial.

De acordo com a diretoria da instituição, a expectativa é de que estes descontos dos cursos do período matutino atendam a uma grande demanda de mercado, principalmente para alunos que trabalham no período na noite ou aqueles que procuram opções mais acessíveis no mercado. “Inovamos em ofertar para os ingressantes mais dois cursos no período matutino. Todos possuem a mesma grade de disciplinas e professores do período noturno, porém, com um preço mais acessível e interessante para quem tem disponibilidade neste período”, analisa o diretor da Faculdade, prof. Francisco Resende.

Vestibular Agendado

A instituição está com inscrições abertas para o Vestibular Agendado. São ofertadas as vagas remanescentes (não preenchidas) de todos os cursos da unidade. A quantidade de vagas depende das matrículas do vestibular tradicional. Segundo a supervisora de relacionamento da Faculdade Pitágoras, Danielle Gomes, a expectativa é de que a procura pelos novos cursos matutinos e os dois cursos noturnos com desconto se intensifique ainda mais. “Temos tido enorme interesse pelos cursos matutinos, muito em função dos seus diferenciais em relação ao preço e a manutenção da qualidade. Nossa expectativa é de que, com a divulgação mais intensa que faremos a partir de agora, principalmente junto às empresas e indústrias da região, tenhamos um aumento de 50% nas inscrições para estes cursos”, afirmou. As inscrições para o vestibular agendado podem ser feitas pelo site www.vestibularja.com.br e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (37) 2101 4877.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.