quinta-feira, 9 de Julho de 2015 13:21h

Reunião em Brasília começa a definir gestão do Hospital Público Divino Espírito Santo

O secretário municipal de saúde de Divinópolis, David Maia, juntamente com o secretário de estado de saúde, Fausto Pereira dos Santos, e da reitora da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

O secretário municipal de saúde de Divinópolis, David Maia, juntamente com o secretário de estado de saúde, Fausto Pereira dos Santos, e da reitora da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Valéria Heloísa Kemp, esteve em Brasília durante está quarta-feira (08/07) participando de uma audiência com Newton Lima Neto, que responde pelo núcleo de administração dos hospitais universitários vinculado ao Ministério da Educação.

O encontro iniciou às primeiras conversas em torno da administração do Hospital Público Divino Espírito, que está sendo construído em Divinópolis no bairro Realengo. A proposta é que a unidade se transforme num hospital universitário gerido por este núcleo ligado ao Ministério de Educação (MEC). Hoje, em todo Brasil, existem 50 hospitais vinculados a 36 universidades federais que seguem este modelo de gestão.

Na avaliação do secretário de saúde, David Maia, foi um primeiro encontro produtivo. Na ocasião, foram apresentados detalhes sobre o Hospital Público e sua relevância para a cidade e região. A expectativa é que esta reunião se desdobre num outro encontro, possivelmente ainda no mês de julho, em que o presidente da Ebeserh, juntamente com sua assessoria, venha a Divinópolis conhecer a obra.

“Foi uma reunião muito boa. E temos, agora, a expectativa da vinda do Dr. Newton Lima Neto a Divinópolis para conhecer a obra e para conversamos mais um pouco. Este é um primeiro passo visando à aprovação junto ao MEC”, explica David Maia.

Na avaliação do Governo de Divinópolis, para o Sistema único de Saúde-SUS, a inauguração do Hospital Público Divino Espírito Santo, em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei, dentro deste modelo de gestão que está sendo discutido, proporcionará qualidade ao atendimento do usuário e garantirá um acesso regional importante. Tendo em vista que Hospital Público tem o apoio integral da Secretaria de Estado de Saúde.

“Esta é uma bandeira que é defendida tanto pelo prefeito Vladimir Azevedo como pela reitora da UFSJ, Valéria Heloísa Kemp e nós esperamos destravar esta pauta visando à inauguração do HP Divino Espírito Santo”, pontua o secretário de saúde.
Para David Maia, este é um momento decisivo. “Temos certeza que poderemos contar com o apoio de todos os parlamentares envolvidos. É uma força conjunta e esperamos lograr êxito porque este é um recurso e uma inserção muito importante para a nossa região”, completou.

Para diretor da UFSJ/Campus Centro Oeste, Eduardo Sergio da Silva, a entrada da universidade no HP Divino Espírito Santo será um marco para a saúde da região. “Com a nossa estrutura, corpo de profissionais e residentes teremos muito que somar dentro deste processo”, diz.

O coordenador do curso de medicina da USFJ, Denny Fabrício Magalhães Veloso, ressaltou a importância de se ter em Divinópolis um hospital universitário para a formação dos novos profissionais. “É essencial este ganho, esta conquista. A formação do profissional médico passa por toda a rede e é importante que esta formação, também, passe pela unidade hospitalar em toda a sua plenitude na formação destes profissionais”, explicou.

Obras

As obras do Hospital Público Divino Espírito Santo estão cerca de 80% concluídas. Os recursos vêm do Governo Estadual e em contrapartida a Prefeitura de Divinópolis doou um terreno de aproximadamente 36.000m² onde esta unidade de saúde está sendo construída no bairro Realengo. Entre outros serviços o Hospital Público contará blocos cirúrgicos e Unidade de Terapia Intensiva.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.