quinta-feira, 31 de Janeiro de 2013 12:08h Prefeitura Municipal de Divinópolis

Reunião na Cemig discute transferência de serviço público

Iluminação Pública será de responsabilidade das prefeituras em 2014

O prefeito Vladimir Azevedo, presidente da Frente Mineira de Prefeitos, participou na manhã desta quinta-feira (31/01) em Belo Horizonte, de uma reunião com o presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Djalma Bastos de Morais, e diretores na sede da empresa. O assunto foi a transferência do serviço da iluminação pública da Cemig para os municípios. A resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) transfere a responsabilidade pela manutenção do sistema de iluminação pública das cidades às prefeituras.

O novo sistema estabelece que até o dia 1º de março de 2013 as concessionárias terão que enviar um cronograma para Aneel, sendo que janeiro de 2014 é o prazo para transferência dos ativos. “É uma boa oportunidade em receber o prefeito Vladimir aqui conversando sobre essa determinação que é real do órgão regulador, para que os ativos existentes da iluminação pública sejam transferidos para os municípios. Estamos tendo as primeiras conversas de como isto será feito e como oficializar também. É uma atividade que mais de 72% dos municípios de todo o país já fazem com sucesso, e esperamos que em Minas Gerais ocorra o mesmo com aqueles que entrarão no novo sistema”, explicou o presidente da Cemig, Djalma Moraes

O prefeito Vladimir Azevedo classificou como muito proveitoso o encontro. “Foi importante para preparar uma informação para todos os municípios que terão que se adaptar. Temos que discutir vários modelos nesse sentido, a partir da resolução que começa a valer no próximo ano. Sabemos que a Cemig não fará mais a manutenção da iluminação publica das cidades e temos agora que preparar os municípios para essa nova realidade”, analisou.
O assessor especial de Governo João Luiz de Oliveira, também participou da reunião, que contou ainda com a presença do diretor de distribuição e comercialização da Cemig, Ricardo José Charbel. “É um prazer receber o Vladimir hoje, como prefeito de uma importante cidade, que é Divinópolis, e também como dirigente da Frente Mineira de Prefeitos. Ele carrega uma experiência considerável e vem de uma reeleição. Essa troca de experiência nesse momento é válida para ver como vamos encaminhar essa questão com todos os municípios”, comentou Charbel.

De acordo com o secretário executivo da Frente Mineira de Prefeitos, Erick Souto, que também participou da reunião, no dia 25 de fevereiro acontece um encontro com prefeitos de Minas. “Nesta data na parte da manhã estaremos com esse assunto como ponto de pauta principal. Seguindo orientação do prefeito Vladimir Azevedo que é o responsável pela FMP, já começaremos essa convocação. No mesmo dia na parte da tarde acontece o Encontro da Frente Nacional, a qual o Vladimir é vice-presidente”, afirmou.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.