segunda-feira, 11 de Julho de 2016 13:50h

Ricardo Barros irá inaugurar o 2º acelerador linear do Hospital do Câncer

Ricardo Barros irá inaugurar o 2º acelerador linear do Hospital do Câncer, visitar Hospital São João de Deus, obras do Hospital Público Regional e participar de encontro com lideranças da área de saúde da região centro-oeste

O ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP/PR), acertou na tarde da última quinta-feira (07.07), em Brasília, durante encontro com o deputado federal Jaiminho Martins (PSD/MG), sua vinda a Divinópolis para tratar das principais demandas da área de saúde da cidade e região centro-oeste. Em agenda acertada para a última semana de julho (dia 26 ou 27), o ministro irá participar da inauguração do 2º acelerador linear do Hospital do Câncer / Acccom (Associação de Combate ao Câncer Centro Oeste Minas), visitar o Hospital São João de Deus (HSJD), as obras do Hospital Público Regional e participar de um encontro com lideranças da área de saúde de toda a região.

 



Para o deputado federal Jaiminho Martins (PSD/MG) a vinda do ministro ao centro-oeste mineiro é importante e representa a oportunidade de debater de maneira firme, junto ao Governo Federal, a solução de diversos problemas das cidades da região. “Fiz o convite ao ministro Ricardo Barros e a resposta foi muito positiva. Além da inauguração do 2º acelerador linear do Hospital do Câncer, equipamento fruto de emenda parlamentar nossa no valor de R$1.8 milhão, iremos promover visitas ao Hospital São João de Deus (HSJD), Hospital Público Regional e também tratar do Hospital Microrregional de Nova Serrana, Hospital São Carlos em ‪‎Lagoa Da Prata, Hospital Manoel Gonçalves em Itaúna, Santas Casas de ‪Formiga, ‎Santo Antônio Do Monte, Bom Despacho, Oliveira, ‪‎Pitangui, ‎Arcos, dentre outros polos regionais de saúde. Sabemos das dificuldades que este setor tem enfrentado, dos problemas que as instituições de saúde têm passado, mas como sempre tido e reforçado que saúde é prioridade em nosso mandato parlamentar, precisamos fortalecer o diálogo com o ministério da Saúde e fazer a promoção de investimentos e enfrentamento destas dificuldades. A vinda do ministro é a oportunidade de afinarmos esse discurso com as autoridades regionais e garantir as melhorias que tanto precisamos”, declarou o parlamentar, informando ainda que fará a divulgação da agenda oficial, com horários e compromissos, nos próximos dias. 

 



Acelerador Linear está apto a funcionar

Após um longo período parado, aguardando licenças de uso e operação, o 2º acelerador linear, equipamento utilizado no atendimento de radioterapia do Hospital do Câncer em Divinópolis, está apto funcionar. O equipamento foi vistoriado por técnicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e recebeu o laudo de autorização de funcionamento na última semana (4).

O aparelho, que irá dobrar a capacidade de atendimentos na unidade de saúde foi viabilizado com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Jaiminho Martins (PSD/MG) no valor de R$ 1,8 milhão." Atualmente são realizados cerca de 100 atendimentos por dia no setor de radioterapia. São paciente de Divinópolis, Nova Serrana, Formiga, Bom Despacho e todo o centro-oeste mineiro. O aparelho que está sendo utilizado, atualmente, no Hospital do Câncer, que também foi adquirido por uma emenda de minha autoria, já trabalha com 100 pacientes dia, acima da sua capacidade, uma vez que o recomendado é 70 pessoas por dia. Assim, nossa expectativa é desafogar o serviço de radioterapia e fazer com que os atendimentos sejam dobrados. ", afirmou Jaiminho.  

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.