quarta-feira, 26 de Setembro de 2012 15:05h Mariana Gonçalves

Ruas de Divinópolis ganham novas placas de sinalização

Em algumas esquinas do centro da cidade você ainda pode encontrar as placas com a sinalização das ruas. Porém, as poucas que ficaram se encontram depredadas ou estão apagadas pelo tempo.

Em algumas esquinas do centro da cidade você ainda pode encontrar as placas com a sinalização das ruas. Porém, as poucas que ficaram se encontram depredadas ou estão apagadas pelo tempo. Na manhã de ontem (25) foi lançado na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica, Amvi, o projeto que tem como objetivo instalar nas ruas e avenidas de Divinópolis, mil e setecentas placas chamados conjuntos toponímicos, ou seja, são essas placas de esquina. Além de 2.515 placas de sinalização que serão colocadas nas ruas dos bairros do município de Divinópolis. O projeto também prevê a instalação de um total de oitocentos e noventa lixeiras.

 


As obras de instalação das placas e lixeiras foram setorizadas para cada região seja feita em uma etapa; os locais foram divididos em centro, hiper centro e corredores. O etapa inicial será no centro da cidade. Os agentes da Settrans estão recolhendo e retirando da cidade os postes com as placas amassadas e velhas.

 

Conforme o secretário de Trânsito e Transportes de Divinópolis, Júlio Valério  “é extremamente importante essa iniciativa que veio da prefeitura para nós da Settrans.  Servirá para organizar o fluxo do tráfego de pedestres da cidade. E manter as pessoas mais bem informadas, para elas se localizarem melhor. Principalmente, por ser uma cidade de característica de turismo comercial, então é mais uma iniciativa para organizar”explica.

 


Aproximadamente 150 lixeiras e placas toponímicas antigas serão substituídas por novas. E durante a realização dessas ações a equipe da secretaria Municipal de Trânsito e Transportes acompanhará o processo. Para evitar possíveis transtornos no tráfego de veículos enquanto as placas e lixeiras são colocadas.

 

A novidade, é que sobre as placas de sinalização que ficarão em todas as ruas do centro, os comerciantes locais, podem utilizar esse espaço para anunciar sua empresa ou serviço. Até mesmo porque várias pessoas que circulam pelo centro da cidade, as vezes pegam uma determinada empresa como ponto de referência para localizar a rua que precisam.

 

Esse trabalho será feito através de uma empresa especializada em serviços digitais que já assinou um contrato de 5  anos com a prefeitura municipal. De acordo com Sérgio Vasconcelos, sócio proprietário da empresa que irá prestar o  serviço de venda do espaço publicitário nas placas. “ O ponto certo é esse, pois o interesse do empresário é fixar sua marca na cabeça do cliente. Por isso vamos abrir esse espaço para  ter as placas indicativas com o a publicidade da empresa”afirma.

 


Outra novidade é que para uma melhor sinalização das placas principalmente à noite, o material no qual elas serão feitas. É um adesivo que brilha a noite, “o adesivo tem um grau técnico especifico, inclusive de preço mais elevado. Que é para refletir a noite, reflete a luz de faróis  e não só o fundo dele que é o azul é refletivo como também essa parte sobreposta branca  também é refletiva”,finaliza Sérgio Vasconcelos. 

 

SINALIZAÇÃO NOS BAIRROS

 

A pintura nos postes dos bairros como de costume para sinalizar as ruas, também é um projeto que já está encaminhado na prefeitura para ser executado a partir da próxima gestão. “Aquelas pinturas verdes que colocamos nos bairros mais distantes, com o nome das ruas para facilitar também as pessoas que procuram os bairros que são mais distantes. Mas, apesar de já termos o contrato, devemos iniciar a ordem de serviço só para o próximo ano”conclui o secretário da Settrans, Júlio Valério.
 

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.