sexta-feira, 8 de Abril de 2016 10:44h Atualizado em 8 de Abril de 2016 às 10:45h. Prefeitura de Divinópolis

Sala Verde retira 10 toneladas de sucata e entrega 4 mil mudas

O Projeto Sala Verde Frei Paulino realizado em parceria com a Prefeitura de Divinópolis e com o Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA), constrói ações e programas educacionais voltados à questão ambiental

O espaço coordenado, pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), funciona no Parque da Ilha recebeu 10  toneladas de sucata ferrosa trocada por 4 mil mudas de árvores.

 

No ano passado, a Sala Verde produziu 6 mil mudas. Além da população, a proposta distribuía para escolas, blitz e outros projetos. No ano passado, 2,8 mil pessoas foram atendidas pelo projeto ambiental e levaram as 4 mil mudas.

 

“A sucata ferrosa que iria para o meio ambiente é trocada por mudas. A população traz a sucata e leva uma muda frutífera ou para arborização urbana, nascentes e jardins”, destacou a coordenada da Sala Verde, Tânia de Oliveira.

 

A Sala Verde também promoveu o Concurso de Redação com o tema Reciclagem para a sustentabilidade: o aço a serviço da sociedade. Os alunos vencedores receberam os prêmios. A ação, em parceria com a empresa Gerdau, foi direcionada aos alunos do nono ano do ensino fundamental regularmente matriculados na rede municipal de ensino no ano letivo de 2015. O concurso foi realizado com o objetivo de estimular a reflexão sobre práticas ecológicas e sustentáveis ligadas ao uso da bicicleta, e para conscientizar sobre a importância da reciclagem do aço. Os vencedores ganharam medalhas e bicicletas.

 

 

 

Parque da Ilha

 

A Sala Verde realizou melhorias no Parque da Ilha. Foram realizados serviços de jardinagens, pintura, plantio de 500 mudas, limpeza da pista de caminhada, reforma do Parque Infantil e aparelhos de ginástica, além da construção de um novo espaço para bebedouro da comunidade.

 

A Sala Verde desenvolve projeto de arborização nas escolas da cidade.  O Centro Municipal de Educação Jesus Pereira, Oficina da Criança, Anália Nogueira, Miguel Rodrigues e José Clementino receberam o projeto, além das escolas estaduais Martin Cyprien e Professor Chico Dias.  O projeto também fez arborização na entrada do parque com a participação dos alunos da Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro.

 

Outra proposta da Sala Verde é a produção de hortaliças. Estudantes do Cemei Miguel Rodrigues Filho e da Escola Municipal Antonieta Fonseca aprender a cultivar alimentos em uma horta implantada dentro das escolas.

 

A Sala Verde também visita escolas promovendo palestras temáticas de educação ambiental e acompanha os alunos no plantio de mudas, além de realizar visitas monitoradas nos espaço do Parque da Ilha.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.