quarta-feira, 5 de Dezembro de 2012 05:27h Carla Mariela

Santo Antônio dos Campos será cenário de encontro Preparatório do Plano Diretor

Os Encontros Preparatórios para a criação do Plano Diretor Participativo de Divinópolis continuam. O objetivo desses encontros é fazer com que a própria população opine como que ela deseja que Divinópolis seja planejada. O plano está sendo elaborado pela Prefeitura, Câmara Municipal e população. Vários  encontros já foram realizados, e na próxima quarta-feira o plano será debatido também em Santo Antônio dos Campos (Ermida), que é distrito do Município de Divinópolis.

 


Santo Antônio dos Campos fica a 7 km de distância do trevo rodoviário Bocão, ficando a 9 km do centro da cidade. O distrito é conhecido como Ermida devido ao antigo nome da Estação Ferroviária e tem aproximadamente 8.240 habitantes, divididos nos sub-bairros: Casas Populares, Florermida, Centro, Pedregal ou Santa Cruz e Jardim Primavera. E também as comunidades rurais, Tamboril, Lopes, Posses, Rua Grande, Amadeu Lacerda, Perobas, Lajes, Lagoa, Djalma Dutra, Corrego Falso, Branquinhos, entre outras. Em 07 de setembro, por meio da Lei Estadual 843, o distrito de Santo Antônio dos Campos, foi incorporado ao Município de Divinópolis, por isso a importância de se discutir o Plano Diretor nesse distrito.

 


De acordo com o vereador Beto Machado (PSDB), natural de Ermida, é fundamental que esse Plano Diretor seja debatido pelos moradores. “É importante até porque o distrito de Santo Antônio dos Campos teve um crescimento muito grande nos últimos dez anos. É importante sim que os moradores de Ermida participem desse Encontro Preparatório para discutir sobre a infraestrutura, o planejamento ambiental do distrito”, afirmou.

 


A reportagem entrou em contato com o parlamentar Antônio Paduano (DEM), que também é natural de Santo Antônio Campos, onde constituiu sua família e reside até hoje, para falar sobre a sua opinião da importância da participação dos moradores de Ermida no Plano Diretor de Divinópolis, mas a reportagem foi informada pela assessoria que Paduano, não poderia se pronunciar por conta de compromissos pessoais.

 


Mas, em pronunciamento na Reunião Ordinária, ele já havia adiantado que o Plano Diretor deve ser elaborado o mais rápido possível, para que os problemas de Divinópolis e do Distrito sejam resolvidos.

 


Os Encontros Preparatórios ocorrerão até o dia 11 de dezembro. Após a exibição de um vídeo, a população pode opinar, sendo que a reunião é conduzida por um membro da equipe técnica do Plano Diretor. Ocorrem ainda dinâmicas com os moradores presentes , sobre a situação atual de Divinópolis, o que o Município está precisando, qual é o planejamento que as regiões da cidade estão precisando.

 


Durante o encontro, os questionamentos mais frequentes estão relacionados com a área da saúde, para que Divinópolis tenha mais postos de saúde e médicos, mas também que a cidade tenha menos violência, mais escolas, um meio ambiente mais equilibrado, um trânsito mais acessível e inclusivo. Sobre a cidade real, ou seja, a situação real de Divinópolis, os pontos positivos foram referentes às praças, as ruas largas e as festividades, entre outras. Os negativos, os moradores reforçaram que a saúde deveria ser a área de maior investimento do Poder Público.
Os encontros do Plano dessa semana são nas seguintes datas:

 


ontem, dia 03/12 Escola Estadual São Francisco de Paula no bairro Icaraí;hoje (04) será no bairro Tietê, na Escola Municipal Otávio Olímpio de Oliveira. Amanhã, o encontro será em Ermida na Escola Estadual Antônio Belarmino, Rua Alberto Coimbra, 131 no centro. Na quinta-feira, na Casa Nova,  Escola Municipal Odilon Santiago e na sexta-feira o encontro será na Comunidade do Choro, na Escola Municipal Emílio Choro.
 

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.