quarta-feira, 29 de Outubro de 2014 10:23h

Saúde da mulher é levada a sério durante mobilização do Outubro Rosa

Dia D de prevenção contra o câncer de mama e de próstata será realizado nesta sábado, dia 1º de novembro

As atividades de mobilização e prevenção do câncer de mama reuniram dezenas de mulheres no posto de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Centro durante as comemorações do “Outubro Rosa”, em Mateus Leme. Em toda a manhã de sábado, dia 25, foram realizadas ações de promoção da saúde e prevenção de doenças.

De acordo com a enfermeira e coordenadora da unidade, Dayane Nascimento, todas as mulheres que agendaram atendimento realizaram coleta de amostras para exames citopatológico para prevenção do câncer de colo do útero. Ainda segundo ela, as pessoas que participaram também tiveram oportunidade de fazer o autoexame das mamas e de preencherem requisições para exames de mamografia. “Cumprimos o objetivo de levar informações sobre as formas mais efetivas de prevenção de doenças e promoção da saúde da mulher e ainda tivemos oportunidade de levar orientações sobre a importância de manter uma alimentação saudável e balanceada, além de oferecer as terapias complementares que são disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde para o acolhimento e acompanhamento da saúde da mulher na rede de atenção básica”, afirmou Dayane.

O dia de prevenção do câncer no ESF Centro também contou com a participação do médico da unidade, Daniel Victor Mendes que atendeu as pacientes complementando as ações adotadas durante a mobilização.  “Foi mais uma oportunidade de destacar as atividades que são mantidas pela Prefeitura para manutenção da saúde da mulher, como o projeto “Maria, Maria – Mulheres no Climatério”, que atende gratuitamente mulheres com idade entre 40 e 60 anos para promover a interação entre profissionais de várias especialidades e pacientes que enfrentam o período de transição”, afirmou a enfermeira da unidade. Segundo Dayane, o projeto “Maria, Maria” será mantido até o mês de novembro com encontros quinzenais nas unidades de saúde.

A mobilização também destacou os serviços que são mantidos à disposição da população como os tratamentos complementares para o combate, principalmente, da obesidade, tabagismo e doenças osteoarticular. Desde o primeiro semestre deste ano a Unidade de Fisioterapia implementou terapias de auriculopuntura (especialidade da acupuntura que tem como foco o tratamento diretamente no pavilhão auricular), auriculoterapia (que se difere da auriculopuntura por se tratar de uma modalidade de tratamento por meio de reflexos no microssistema auricular) e auriculotaping (método que promove estímulos a partir da propagação de ondas sonoras), que são a nova aposta do Ministério da Saúde para complementar os tratamentos oferecidos na rede pública de Saúde.

Além dessas terapias, a rede de atenção básica oferece sessões de acupuntura e Lian Gong, prática chinesa de exercícios para prevenir e tratar dores no corpo. Todos esses tratamentos são indolor e atendem as normas sanitárias estipuladas pelo Ministério da Saúde.

Dia D

Neste sábado, dia 1º de novembro, a Secretaria de Saúde em parceria com Prefeitura, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Prestadores de Serviços de Mateus Leme (ACIAPS), Câmara Municipal e Organização Regional de Combate ao Câncer (Orcca) promove o Dia D de prevenção do câncer. A programação tem início às 07 horas na Praça da Matriz e se estende até o início da tarde, com caminhadas, trilhas, mobilização, distribuição de prêmios e música ao vivo.

Além do câncer do mama, o Dia D vai lembrar também a importância da prevenção contra o câncer de próstata e iniciar a mobilização do “Novembro Azul” nas unidades de saúde do município.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.