quarta-feira, 1 de Abril de 2015 10:18h

Secretária adjunta de saúde visita Divinópolis

O prefeito Vladimir Azevedo, na companhia do secretário de saúde David Maia, recebeu nesta terça-feira (31/03) a secretária adjunta de Saúde do Estado, Alzira de Oliveira Jorge

A secretária, acompanhada de um corpo técnico, cumpriu extensa agenda na cidade e logo pela manhã visitou as obras do Hospital Público Divino Espírito Santo.
No canteiro de obra, Alzira Jorge, pode conhecer detalhes do Hospital Público em construção, que vai atender a média complexidade com vistas, futuras, de atender a alta complexidade. “Apresentamos a obra para secretária, expomos sua importância para Divinópolis e região e destacamos a necessidade da sua conclusão. Estamos estreitando a conversa com o novo governo e assim garantir os recursos finais para a entrega deste aparelho vital para a promoção da saúde”, pontuou o prefeito Vladimir.

As obras do Hospital Público Divino Espírito Santo estão cerca de 70% concluídas. Os recursos vêm do Governo Estadual e, em contrapartida, a Prefeitura de Divinópolis doou um terreno de aproximadamente 36.000m² no bairro Realengo. Entre outros serviços o hospital contará blocos cirúrgicos e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Acompanhada pelo secretário municipal de Saúde, David Maia, Alzira Jorge seguiu para UPA Padre Roberto, no final da manhã. Lá em reunião com a direção da unidade a secretária adjunta manifestou o interesse de fazer um rearranjo do sistema atual de atendimento a saúde para desafogar a UPA Padre Roberto que, além de Divinópolis, atende vários municípios vizinhos. A intenção é, primeiro, intensificar os trabalhos na Atenção Primária e, paralelamente, minimizar o tempo de estadia dos pacientes que aguardam vaga para internação e cirurgia.

Neste contexto, e cumprindo sua última agenda do dia em Divinópolis, a secretária adjunta de Estado de Saúde, Alzira Jorge, esteve no início da tarde no Hospital São João de Deus. Depois de fazer uma rápida visita as instalações, ela se reuniu com Afrânio Emílio Carvalho, que responde pela fundação Geraldo Corrêa, mantenedora do HSJD. Foi descrito a secretaria adjunta todo o momento de crise que o hospital atravessa e que vem afetando os serviços. A direção do HSJD solicitou o repasse de novos recursos para garantir o atendimento.

Embasada previamente sobre os problemas financeiros do HSJD, Alzira Carvalho foi firme e disse que mesmo com os problemas é necessário uma mudança de postura. “O Estado pode agir, mas é necessário que HSJD ofereça mais serviços”, destacou. Para a secretária o momento é de somar e buscar alternativas.
Uma reunião esta prevista para ser realizada entre a Superintendência Regional de Saúde, Hospital São João de Deus com a participação da Secretaria Municipal de Saúde. A ideia é desenhar um plano em que o hospital possa disponibilizar os novos serviços.
“O encontro foi meramente técnico. A secretária Alzira tomou pé das principais demandas do município na questão da saúde. Alguns compromissos e apoios começam a ser discutidos a partir de agora. Esperamos em breve espaço de tempo dar as respostas que a população tanto deseja”, explicou David Maia.

No fim da tarde a secretaria adjunta de Estado de Saúde seguiu para a cidade de Formiga.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.