sábado, 14 de Fevereiro de 2015 03:53h Mariana Gonçalves

Secretaria de saúde realizará consultas oftalmológicas durante o carnaval

Durante os quatro primeiros dias da próxima semana os pacientes oftalmológicos de Divinópolis serão avaliados

Durante os quatro primeiros dias da próxima semana os pacientes oftalmológicos de Divinópolis serão avaliados, terão aferida a pressão do globo ocular e receberão orientações para o controle do glaucoma e um colírio, para o auxílio no tratamento desta doença, que também será oferecido gratuitamente. O glaucoma é uma neuropatia óptica progressiva, que se não tratada evolui para cegueira. Daí a importância deste controle periódico.
Inicialmente, a consulta para o acompanhamento do glaucoma será oferecida para aqueles pacientes que já estavam cadastrados na Semusa e aguardavam por este atendimento. Numa próxima fase ele será ampliado para outras pessoas que ainda não fizeram esta solicitação. “Os procedimentos oferecidos na área da oftalmologia não representam, apenas, mais saúde para nossos usuários. Estamos propiciando o acesso a este serviço a uma camada da população que teria dificuldade em pagar por essas cirurgias e consultas. É a saúde ligada, também, ao social”, destaca o secretário de saúde David Maia.

 

PROMOÇÃO DA SAÚDE
A Semusa firmou contrato com o Hospital São João de Deus e está oferecendo vários procedimentos na área da oftalmologia. Na última semana, cerca de 180 pessoas realizaram cirurgia de catarata. Todos os atendimentos cirúrgicos aconteceram em um único dia com profissionais altamente treinados que utilizaram materiais e equipamentos de ponta.
O resultado desse esforço da Semusa em realizar esse atendimento veio através dos relatos dos pacientes. Muitas pessoas que há meses tinham a visão comprometida voltaram a enxergar normalmente. Um procedimento que na rede particular poderia variar de R$ 1.800 a cerca de R$ 3 mil foi oferecido gratuitamente à população.
Também na última semana foram oferecidas 150 consultas de refração – exame realizado para identificar a acuidade visual e o grau de óculos do paciente. Os profissionais que executam o que foi acordado no contrato feito pela Semusa com o HSJD são da cidade de Ribeirão Preto, município paulista referência nacional quando o assunto é o tratamento da visão.

 

FIQUE DE OLHO
O glaucoma é uma alteração em que a pressão do líquido que preenche o globo ocular está anormalmente aumentada, além do que o olho pode tolerar. Quando essa pressão, chamada tensão intra-ocular, é maior do que o normal, aumenta consideravelmente o risco de que ocasione danos aos olhos.
O glaucoma é causado pelo acúmulo do líquido, chamado humor aquoso, que circula no interior do olho. Esse acúmulo se produz devido ao aumento da formação do líquido ou pela obstrução do conduto pelo qual normalmente esse líquido sai do olho. Desta forma, como continua sendo produzido o líquido, a pressão intra-ocular vai aumentando progressivamente.
O glaucoma irá ocasionar lesão ao olho se não for tratado, pois a pressão intra-ocular aumentada comprometerá os vasos sanguíneos que nutrem as sensíveis estruturas visuais do fundo do olho e, devido à falta de irrigação sanguínea adequada, as células da retina irão morrendo, provocando uma perda progressiva da visão e estreitamento do campo visual. Se o processo não for controlado, poderá levar à cegueira.
O paciente geralmente não percebe que sofre da doença, principalmente porque na maioria dos casos o problema desenvolve-se lentamente, no transcurso de meses ou anos, sem ocasionar nenhum sintoma. O dano pode progredir com tanta lentidão que a pessoa não se dá conta da perda gradual da visão. Em geral, a visão vai piorando até que lentamente começa a afetar o próprio centro do campo visual e se estabelece a cegueira permanente.

 

 

Crédito: Rodrigo Dias

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.