terça-feira, 6 de Setembro de 2016 12:33h SEDESE

Sedese capacita trabalhadores e gestores do Suas em Divinópolis

As quatro primeiras turmas têm aula inaugural marcada para o dia 12 de setembro

Começam este mês as quatro primeiras turmas do Capacita Suas em Divinópolis, no Território Oeste. O município é um dos 21 polos de capacitação do Programa Qualifica Suas, da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese).

 

A aula inaugural dos cursos de Atualização Sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica do Suas e Gestão Orçamentária e Financeira do Suas será ministrada pela superintendente de Políticas de Assistência Social da Sedese, Maíra Colares, no dia 12 de setembro, às 8 horas, na Faculdade Una, Rua Coronel João Notini, 151, Centro.

 

“Neste segundo semestre, o Capacita Suas é uma das ações mais importantes da Sedese. Todo o corpo dirigente, e eu faço questão de participar, está envolvido nas aulas inaugurais. Queremos também escutar e nos aproximar dos municípios, saber qual é a avaliação dessa proposta de capacitação. É a primeira vez que Minas Gerais faz o Capacita Suas de forma descentralizada, levando as universidades próximas aos municípios, para que não tenham que vir todos a BH,” analisa a secretária de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene Rocha.

 

Novas turmas

Em setembro, a Sedese abre mais 10 novas turmas dos dois cursos nos polos de capacitação de Divinópolis, Uberlândia, Salinas, BH e São João de Rei. As 12 primeiras turmas do Capacita Suas tiveram início em agosto, em oito, dos 21 polos de capacitação estrategicamente distribuídos pelo estado.  Foram oferecidas 470 vagas, para os dois cursos, nos polos de capacitação de Paracatu, Varginha, Araçuaí, Poços de Caldas, Patos de Minas, Passos, Almenara e Ituiutaba.

 

Somente no polo de capacitação de Divinópolis, serão oferecidas seis  turmas, com início das aulas marcado para 12 e 26 de setembro, com um total de 268 vagas a serem divididas entre os municípios de Abaeté, Aguanil, Araújos, Arcos, Bambuí, Biquinhas, Bom Despacho, Camacho, Campo Belo, Cana Verde, Candeias, Capitólio, Carmo da Mata, Carmo do Cajuru, Carmópolis de Minas, Cedro do Abaeté, Claudio, Conceição do Pará, Córrego Danta, Córrego Fundo, Cristais, Crucilândia, Divinópolis, Dores do Indaiá, Doresópolis, Formiga, Igaratinga, Iguatama, Vinópolis, Itapecerica, Itaúna, Japaraíba, Lagoa da Prata, Leandro Ferreira, Luz, Maravilhas, Martinho Campos, Medeiros, Moema, Morada Nova de Minas, Nova Serrana, Oliveira, Onça de Pitangui, Paineiras, Pains, Papagaios, Pará de Minas, Passa Tempo, Pedra do Indaiá, Pequi, Perdigão, Pimenta, Piracema, Pitangui, Piumhí, Pratinha,  Quartel Geral, Santana do Jacaré, Santo Antonio do Amparo, Santo Antonio do Monte, São Francisco de Paula,  São Gonçalo do Pará,  São José da Varginha,  São Roque de Minas,  São Sebastião do Oeste,  Tapiraí e   Vargem Bonita.

 

CAPACITA SUAS – SETEMBRO DE 2016

Polo de Capacitação

Curso

Turmas/Vagas

Aula Inaugural

 

Divinópolis

Gestão do Suas

2  x 45

 

12 de setembro

PSB

2 x 45

Gestão do Suas

44

 

26 de setembro

PSB

44

Uberlândia

Gestão do Suas

40

12 de setembro

PSB

40

28 de novembro

Salinas

PSB

40

19 de setembro

Gestão do Suas

40

28 de novembro

 

Belo Horizonte

Gestão do Suas

33

 

19 de setembro

PSB

33

Gestão do Suas

33

 

3 de outubro

PSB

33

 

São João Del Rei

Gestão do Suas

2 x 36

 

19 de setembro

PSB

2 x 36

Gestão do Suas

2 x 34

 

7 de novembro

PSB

2 x 34

 

 

Ao todo, até o final do ano, serão formadas 90 turmas em 21 polos de capacitação, com 3.496 vagas para trabalhadores e gestores do Suas e conselheiros da Assistência Social.

 

Os cursos são presenciais, com carga horária de 40 horas/aulas e cinco dias de duração cada um, e estão divididos em duas fases. A primeira acontece no segundo semestre de 2016. A segunda fase será em 2017 e 2018, com os cursos Introdução ao Exercício do Controle Social do Suas, Atualização em Vigilância Socioassistencial do Suas e Atualização sobre Reordenamento dos Serviços de Proteção Social Especial.

 

A Sedese custeará hospedagem com quatro diárias e quatro refeições (café da manhã, almoço, lanche e jantar) para os participantes dos municípios distantes mais de 70 quilômetros dos polos de capacitação, e duas refeições (almoço e lanche) para os participantes dos municípios distantes menos de 70 quilômetros dos polos de capacitação. Além disso, toda parte pedagógica está sendo coordenada pela Sedese. Somente nesta primeira fase do Capacita Suas, o investimento é de mais de R$ 4 milhões, entre recursos federal e estadual.

 

O cronograma, o material pedagógico, a relação dos polos de capacitação e a lista de municípios contemplados com hospedagem podem ser acessados emhttp://social.mg.gov.br/component/gmg/page/3440-curso_capacita_suas.

 

Divinópolis no Qualifica Suas

O município já possui o Plano de Ação que define as ações e medidas para o gasto qualificado de recursos públicos, estadual e federal, parado em conta municipal, resultado esperado para o Eixo 1 do Programa Qualifica Suas.

 

Divinópolis integra um grupo de 287 cidades, identificadas em diagnóstico realizado pela Sedese com expressivo recurso público parado.

 

Em agosto de 2015, a secretaria lançou o Programa Qualifica Suas, que em seu primeiro eixo propôs a prestação de assessoramento técnico aos municípios para aplicação dos recursos da assistência social. A ação foi realizada de acordo com as necessidades dos municípios, por meio de oficina, seminário e visita de apoio técnico. Em 4 de fevereiro o município recebeu visita técnica de equipe da Sedese, para o assessoramento técnico.

 

No Território Oeste, além de Divinópolis, o município de Itaguara também possui Plano de Ação Customizado.

 

Qualifica Suas

O Capacita Suas integra o Eixo 2 – Capacitação Continuada – do Programa Qualifica Suas. A partir do segundo semestre de 2016 tem início a primeira fase do Capacita Suas, com a oferta de dois cursos. Para 2017 e 2018 estão previstos os cursos: Introdução ao Exercício do Controle Social do Suas; Atualização em Vigilância Socioassistencial do Suas; e Atualização sobre Reordenamento dos Serviços de Proteção Social Especial, beneficiando quase 10 mil profissionais em todo o estado.

 

Inserido no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG – 2016/2019), e com a parceria da Fundação João Pinheiro (FJP) e Associação Mineira de Municípios (AMM), o Programa Qualifica Suas propõe um conjunto de ações planejadas e coordenadas, em busca de qualificação e capacitação continuada dos gestores sociais e trabalhadores do Suas, da melhoria dos indicadores do Suas, o alcance das prioridades e metas de aprimoramento pactuadas, à adequação da gestão e do provimento de serviços e benefícios às normativas do Suas e a melhoria da qualidade dos serviços e benefícios socioassistenciais ofertados à população em situação de vulnerabilidade e risco social em Minas Gerais.

 

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.