quarta-feira, 21 de Setembro de 2016 13:01h SEDESE

Sedese capacita trabalhadores e gestores do Suas em Divinópolis

As duas últimas turmas têm aula inaugural marcada para o dia 26 de setembro

A aula inaugural das duas últimas turmas do Capacita Suas em Divinópolis está marcada para o dia 26 de setembro, às 9 horas, na Faculdade Una, Rua Coronel João Notini, 151, Centro e será ministrada pelo diretor regional da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Júlio César dos Santos. Os cursos são de Atualização Sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica do Suas e Gestão Orçamentária e Financeira do Suas.

 

Os cursos de qualificação do Capacita Suas tiveram início em agosto, com a abertura de turmas em oito dos 21 polos de capacitação, distribuídos estrategicamente pelo estado. Em setembro, outros cinco polos abriram novas turmas e até o final do ano serão oferecidas 3.495 vagas nos dois cursos, para gestores e trabalhadores do Suas e conselheiros da assistência social.

 

Somente no polo de capacitação de Divinópolis, foram oferecidas 268 vagas, em seis  turmas, com início das aulas marcado para 12 e 26 de setembro. Os cursos são presenciais, com carga horária de 40 horas/aulas e cinco dias de duração cada um, e estão divididos em duas fases. A primeira acontece no segundo semestre de 2016. A segunda fase será em 2017 e 2018, com os cursos Introdução ao Exercício do Controle Social do Suas, Atualização em Vigilância Socioassistencial do Suas e Atualização sobre Reordenamento dos Serviços de Proteção Social Especial.

 

Qualifica Suas

O Capacita Suas integra o Eixo 2 – Capacitação Continuada – do Programa Qualifica Suas. A partir do segundo semestre de 2016 tem início a primeira fase do Capacita Suas, com a oferta de dois cursos. Para 2017 e 2018 estão previstos os cursos: Introdução ao Exercício do Controle Social do Suas; Atualização em Vigilância Socioassistencial do Suas; e Atualização sobre Reordenamento dos Serviços de Proteção Social Especial, beneficiando quase 10 mil profissionais em todo o estado.

 

Inserido no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG – 2016/2019), e com a parceria da Fundação João Pinheiro (FJP) e Associação Mineira de Municípios (AMM), o Programa Qualifica Suas propõe um conjunto de ações planejadas e coordenadas, em busca de qualificação e capacitação continuada dos gestores sociais e trabalhadores do Suas, da melhoria dos indicadores do Suas, o alcance das prioridades e metas de aprimoramento pactuadas, à adequação da gestão e do provimento de serviços e benefícios às normativas do Suas e a melhoria da qualidade dos serviços e benefícios socioassistenciais ofertados à população em situação de vulnerabilidade e risco social em Minas Gerais.

 

Aula inaugural – Curso de Gestão Orçamentária e Financeira do Suas e Atualização Sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica do Suas

Local – Faculdade Una, Rua Coronel João Notini, 151, Centro

Data – 26  de setembro

Horário – 8 horas

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.