quarta-feira, 15 de Julho de 2015 09:54h Atualizado em 15 de Julho de 2015 às 09:55h. Mariana Gonçalves

Segunda edição da Festa Literária de Divinópolis será realizada em agosto

A segunda edição da Festa Literária de Divinópolis (Flid) será realizada de 20 a 23 de agosto no Complexo Usina Gravatá

Na manhã de ontem, a organização do evento se reuniu com representantes da imprensa, dentre outros convidados, para fazer o lançamento oficial da Flid 2015.

A Festa é realizada pela Gulliver Editora e livraria Boutique do Livro, tem o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e é patrocinada pela Unimed Divinópolis. A programação da Flid conta com apresentações de espetáculos teatrais, oficinas, painéis, exposições, atrações musicais e encontros com autores locais, regionais e nacionais.

Segundo um dos organizadores do evento, Daniel Bicalho, a Festa Literária tem por finalidade trazer a obra, bem como o seu autor, para junto do público. “Acreditamos que é importante trazer o autor para perto do público, fazer com que o público conheça essa pessoa é tão importante quanto o fato dela ler o livro. Estamos hoje num tempo muito visual, esse contato incentiva e fomenta a leitura”, afirma.

O homenageado este ano pela Flid será o poeta, jornalista, ensaísta político, advogado e comerciante Ataliba Lago. A homenagem a Ataliba justifica-se por sua contribuição nos campos da Comunicação e das Letras locais. Mineiro da cidade de Além Paraíba, na década de 1920 ele fixou residência em Divinópolis, onde deixou sua marca na imprensa, com sua experiência de criar e fazer jornais.

“Ele foi uma figura muito importante em Divinópolis, fundou vários jornais e revistas, inclusive hoje percebemos que a imprensa é muito forte na cidade. Acho justa a homenagem. Ataliba Lago é o patrono da nossa biblioteca pública, que é uma biblioteca viva, ainda mais as pessoas que convivem muito com essa área, sabem que pouquíssimas bibliotecas no Estado de Minas Gerais são tão ricas quanto a nossa”, completa Daniel.

DESTAQUES

Entre os convidados, são destaques os autores Elisa Lucinda, Leila Ferreira, Leo Cunha, Cris Guerra, Marina Carvalho, Denise Emer, Ana Elisa Ribeiro e o poeta Chacal, além de três grandes nomes da charge mineira: Son Salvador, Duke e Quinho. O evento também contará com inúmeras atrações artísticas, entre eles o Clown Rodrigo Robleño, que atuou anos com o “Cirque du Soleil”, e Elisa Lucinda, que além de participar como autora, fará uma apresentação em homenagem à Adélia Prado.

“À medida que a festa vai caminhando, buscamos trazer não só autores nacionais para ter contato com o público, mas queremos valorizar os talentos locais. A Festa Literária é de Divinópolis, mas ela se propõe a ser uma festa literária com projeção mais ampla do que simplesmente uma festa local, e nesse sentido desde a primeira edição conseguimos isso. Tivemos mais autores locais, mas à medida que a festa cresce a gente abre mais espaço”, destaca o curador do evento, Juarez Nogueira.

A organização do evento também realizará no próximo mês, antes da data da festa, várias ações com o intuito de fomentar o interesse pela leitura. Haverá ainda uma intervenção cultural realizada dentro da sede da Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste Mineiro (Acccom).


SUCESSO

A primeira edição da Flid ocorreu no ano passado e teve a escritora mineira Adélia Prado como madrinha e uma das principais atrações. “A Flid de 2014 para nós foi um marco não só profissional, mas pessoal também, porque como cidadão de Divinópolis é muito bom saber que a cidade preserva a sua literatura, promove literatura, e a Festa Literária vem para ajudar nesse processo. Divinópolis é um celeiro de artistas, de escritores, então precisávamos de um evento que pudesse potencializar isso. E nós tivemos o ano passado dados muito significativos porque logo no primeiro evento conseguimos arrecadar mais de 1,7 mil livros para serem doados ao acervo de nossa biblioteca. Além disso, conseguimos levar crianças de comunidades rurais para dentro do teatro pela primeira vez. Conseguimos trazer autores famosos no meio nacional para trabalhar em conjunto com os autores de Divinópolis, e isso para nós não tem preço”, afirma o editor da Gulliver Editora, Joubert Amaral.

A população pode acompanhar todos os preparativos da Flid 2015 por meio do site www.flid.com.br.

 

 

Crédito: Mariana Gonçalves

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.