quinta-feira, 10 de Setembro de 2015 11:04h Atualizado em 10 de Setembro de 2015 às 11:06h. Lorena Silva

Segunda etapa de vacinação contra o HPV começa na próxima semana

“Dia D” da campanha será realizado no dia 16

Mais de 4,7 mil adolescentes devem receber a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) – subtipos 06,11, 16 e 18 – durante a segunda etapa da campanha de vacinação, que começa na próxima semana em Divinópolis. A informação foi repassada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que segue a estratégia proposta pelo Ministério da Saúde de reforçar as atuais ações de prevenção ao câncer de colo do útero.

  De acordo com o setor de Imunização da Diretoria de Vigilância em Saúde da Semusa, o “Dia D” da campanha de vacinação contra o HPV está previsto para ocorrer no dia 16 de setembro, data que abre a campanha. Segundo a Semusa, a previsão é que sejam vacinadas 4.704 adolescentes da faixa etária de 9 a 11 anos.

Nesta segunda etapa, a vacinação será realizada nas 34 salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde, e não nas escolas. Com isso, espera-se promover ações que estimulem a adolescente a cuidar de sua saúde, também atendendo à necessidade de registrar a vacinação no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI Desktop).

 

VACINAÇÃO

A partir do dia 16, os pais ou responsáveis devem procurar a Unidade Básica de Saúde próxima à sua casa e levar a caderneta de vacinação da sua filha adolescente que esteja dentro da faixa etária proposta nesta campanha. A primeira fase da campanha de vacinação ocorreu em março deste ano.

  Este ano, além das adolescentes, foram incluídas também como público alvo da vacinação contra HPV mulheres de 9 a 26 anos (26 anos,11meses e 29 dias) que convivem com o vírus HIV. Para receber a vacina, esse público deve comparecer ao serviço de saúde e apresentar relatório médico com justificativa para a vacinação, juntamente com a caderneta de vacinas.

 

PREVENÇÃO

O vírus HPV é transmitido principalmente por via sexual. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 500 mil mulheres morrem no mundo devido a esse tipo ao câncer de colo de útero.
A vacina papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante) – vacina HPV quadrivalente foi incluída na rotina do Sistema Único de Saúde (SUS), no Calendário Nacional de Vacinação em março de 2014, tendo como população alvo as meninas de 11 a 13 anos de idade.
 

Créditos: Divulgação

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.