quarta-feira, 24 de Agosto de 2016 17:51h Jotha Lee

Segurança é o maior problema de Divinópolis, indica levantamento

Pesquisa ainda está em andamento e é feita por um dos maiores órgãos de comunicação do país

A exemplo do que faz às vésperas de toda eleição municipal, o site Uol – ligado ao Grupo Folha, um dos principais conglomerados de mídia do país, está realizando um levantamento no line para conhecer os principais problemas dos municípios brasileiros, além de uma avaliação dos prefeitos que deixarão os cargos em dezembro. O levantamento é feito com base no voto dos internautas e cada um só pode votar uma única vez. Os resultados da enquete não têm valor de amostragem científica, já que não seguem os padrões exigidos, como a classificação dos votantes por renda, idade ou grau escolar, alguns dos quesitos necessários nas amostragens com metodologias oficiais.

O levantamento foi iniciado ontem e já é possível uma primeira análise das reivindicações populares de cada cidade. Em Divinópolis, a saúde, que já foi motivo das principais e mais duras reclamações da população, já não é mais a grande vilã para o governo do município. A violência que domina a cidade, com o assustador aumento de mortes por homicídio verificado nos últimos dias, é disparada o principal problema da cidade, segundo as opiniões colhidas pela enquete até ontem à tarde.

As autoridades de segurança reconhecem o aumento acelerado da violência na cidade e estão buscando dar uma resposta imediata à onda de crimes. Ontem, a Polícia Militar (PM) lançou a Operação Saturação, que vai durar toda a semana. A ação é uma resposta à crescente onda de criminalidade e uma posição efetiva e dura após a ameaça de toque de recolher nos bairros Porto Velho, Niterói e Quintino. O tenente da PM, Marcelo Oliveira, informou que a operação tem como que objetivo “reforçar o policiamento, combater a criminalidade e aumentar a sensação de segurança”. O número de policiais envolvidos na operação e de e viaturas não será divulgado, entretanto durante todo o dia de ontem era possível verificar trios de policiais pelas ruas e viaturas em pontos estratégicos, especialmente no Bairro Porto Velho, que vem registrando um dos maiores índices de violência nos últimos dias.

 

MAIS DE 47%

 

De acordo com o levantamento que está sendo realizado pelo Uol, 47,22% dos votos colhidos até ontem ao final do dia, apontavam a segurança como o principal problema de Divinóplis. A saúde aparece em segundo lugar, porém com apenas 16,67% dos votos. Saneamento, com 8,33% dos votos é o terceiro maior problema cidade. Corrupção e educação aparecem em 4º lugar, com 5,56%. Também aparecem na votação problemas como ruas esburacadas, abastecimento de água e transporte e trânsito.

De acordo com o Uol, embora o levantamento não tenha caráter científico, o objetivo é mostrar quais os principais problemas o próximo prefeito terá pela frente a partir do dano que vem. A questão da segurança lidera a votação em boa parte dos municípios brasileiros, chegando a atingir mais de 90% em algumas cidades.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.