segunda-feira, 3 de Junho de 2013 08:17h Luiz Felipe Enes

Semáforos funcionam em modo intermitente durante as madrugadas em Divinópolis.

Visando facilitar a locomoção e diminuir os riscos de assalto, os semáforos da cidade já trabalham em modo de luz amarela piscando no período noturno.

Os semáforos de Divinópolis já funcionam em modo intermitente, piscando em luz amarela das 23h às 5h, após lei aprovada pela Câmara Municipal. A lei foi sancionada no dia 22 de abril, e tem um prazo de até 60 dias para vigorar.

Somente na cidade, são aproximadamente 120 mil veículos trafegando diariamente pelas principais vias da cidade. Visando maior comodidade e praticidade, essa nova lei pretende consolidar o modo como os motoristas trafegam à noite pela cidade.

Atualmente, os semáforos funcionam em modo normal das 6h às 23h. Muitos motoristas não respeitam a sinalização, e com isso, pode-se ocasionar acidentes como os já registrados, devido à falta de respeito às leis do trânsito.

Os pedestres também acabam sendo prejudicados durante o dia, com a imprudência de alguns motoristas. Mas também há falta de conscientização dos pedestres. Eles, por sua parte não respeitam a sinalização e acabam atravessando as ruas com o sinal vermelho. O risco de atropelamento é grande, pois muitos acabam correndo enquanto algum carro se aproxima.

A secretaria de Trânsito e Transportes (SETTRANS) vem realizando vários projetos para alertar e educar tanto os pedestres quanto os motoristas. A educação no trânsito é a principal aliada para evitar acidentes nas vias urbanas, principalmente às da região central.

A iniciativa em apresentar esse projeto, se dá pela preocupação do grande índice de assaltos ocorridos na cidade no período da madrugada. Outro efeito da medida, seria reduzir o número de acidentes de trânsito, seja por colisão ou atropelamentos.

Com essa lei em vigor, o motorista poderá circular com mais agilidade pelas ruas, evitando que o mesmo pare nos cruzamentos e seja surpreendido por pessoas de má fé, já que muitos criminosos aproveitam o semáforo na cor vermelha para anunciar o assalto, causando pânico nos motoristas e ainda propiciando um acidente de maior gravidade.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.