terça-feira, 11 de Agosto de 2015 09:48h Atualizado em 11 de Agosto de 2015 às 09:54h. Mariana Gonçalves

Semana da Pessoa com Deficiência terá diversas ações em Divinópolis

Com a temática “Viva as Diferenças! O mundo é para todos”

Com a temática “Viva as Diferenças! O mundo é para todos”, a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência em Divinópolis vem com a proposta de, mais uma vez, chamar a atenção da sociedade para, principalmente, as questões de inclusão da pessoa com deficiência. O evento será realizado do dia 23 ao dia 31 desse mês, com a organização da Associação dos Deficientes do Oeste de Minas (Adefom) e outras entidades que fazem o atendimento de deficientes no município e o apoio da Prefeitura de Divinópolis.
A programação inclui palestras, uma caminhada de conscientização e ações dentro das escolas da cidade. A abertura do evento será na Praça da Catedral. “O evento, conforme os anos anteriores, consiste em fortalecer a inclusão, as diferenças quando colocamos o tema – Viva as Diferenças! O mundo é para todos –, no primeiro momento, colocamos o Viva a Diferença, como uma aclamação mesmo, porque no nosso entendimento, a diferença é uma virtude, por meio dela é que nós nos desenvolvemos. Por sermos diferentes é que seguimos adiante, imagina se fossemos todos iguais, que mundo teríamos? No segundo momento, colocamos que o mundo é para todos, é importante que as pessoas entendam que queremos viver, e não apenas sobreviver”, destaca o presidente da Adefom, Reginaldo Couto.

 

CALENDÁRIO

A abertura oficial das atividades da Semana da Pessoa com Deficiência será no dia 23, a partir das 9h, na Praça da Catedral. Haverá entretenimento, atividades sociais e a participação musical da banda divinopolitana, Tekilas.
Para o dia 24, está programada uma caminhada com a APAE, Escola Estadual Helena Antipoff e Instituto Helena Antipoff. O evento será às 7h30 e depois, às 13:30h. Nesse mesmo dia, ainda está programada na sede da Adefom uma palestra com o consultor de vendas, Danilo Quintão, sobre como facilitar o uso de cadeiras de rodas e aparelhos para acessibilidade.
No dia 25, a partir das 7:30h será uma caminhada de conscientização da Escola Municipal Raio de Sol, com o tema, Repensando a inclusão do surdo com profissionais da educação.
Dia 26, às 8h, está programada uma manhã de convivência com a Adefom, Apae, Escola e Instituto Helena Antipoff, Escola Municipal Raio de Sol, Centro de Convivência Salviano Avelar, CMEI Isauro Silva e Escola Estadual Prof Chico Dias. O evento será na Praça do Danilo Passos I.
Dia 27, às 9h, palestra na Telex com a consultora de audiologi,a Amanda Faria. A palestra será na sede da Adefom, com a temática, Cuidados com a Audição – prevenção, diagnósticos na infância.
Nesse mesmo dia, às 13h, haverá um momento de conscientização – Escola para surdos Aavida.
No dia 28, às 19:30h, na Getúlio Vargas, n°268 - 3º andar haverá a apresentação de Libras – Sociedade dos surdos.
Dia 29, às 9h, será o café com prosa – Projeto Fonte de Luz, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Esplanada.
Dia 31, às 14h, Cadeirada Unificada – Concentração na Praça do Santuário – saída às 14:30h. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da inclusão e acessibilidade. Participação da equipe, convidados, pais, alunos das escolas municipais, estaduais e particulares.


Credito: Mariana Gonçalves

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.