sexta-feira, 28 de Setembro de 2012 14:07h Erik Ulysses

Semana Nacional do Trânsito tem avaliação positiva dos órgãos públicos da cidade

Como forma de conscientizar a população sobre como se portar e também os cuidados que devemos ter no trânsito, foi realizada a Semana Nacional do Trânsito, que ocorreu do dia 18 de setembro até o dia 25 do mesmo mês. Durante a reunião da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (ACASP) realizada na última quarta-feira, 26 de setembro, os resultados das ações foram discutidos por representantes de alguns órgãos da cidade.

 


Segundo a educadora de trânsito da SETTRANS, Consuelo Toledo, a semana foi importante não só pelo papel de educar as pessoas para o trânsito, mas também para mostrar que o papel da entidade vai além da aplicação de multas. “A gente viu a semana do trânsito de forma bem positiva, onde as pessoas começaram a entender que o papel da SETTRANS não é só o da fiscalização, de aplicação das multas, mas sim um trabalho de integração com a sociedade, para a segurança de todos. Com o papel da educação no transito, as ações que a gente realizou na semana do trânsito, foram só ações educativas, de levar as informações e as orientações para as pessoas , de segurança para elas mesmas” afirmou a educadora.

 

Consuelo afirma ainda que o retorno das ações promovidas pela SETTRANS pode ser visto em atos cotidianos do trânsito. “A gente vê o retorno nas ruas, quando o motorista para pro pedestre atravessar, o pedestre faz o sinal de braço para indicar ao motorista a intenção dele de travessia. Quando ele obedece o semáforo de pedestre e do motorista.  E principalmente o retorno das crianças. A gente vê que eles captam essas informações melhor porque eles estão em um processo de aprendizagem” concluiu.

 

O comandante do 23º BPM, tenente coronel Júlio Teodoro, ressaltou a oportunidade de se trabalhar a conscientização das pessoas proporcionada pela Semana Nacional do Trânsito. “Nós tivemos em torno de 18 palestras aqui nas escolas do município. Foram distribuídas 2.500 dicas PM, tivemos blitz de trânsito. Enfim, foi uma ação efetiva. Participamos também com a banda de música, com o mascote da Polícia Militar, com a equipe de trânsito nos eventos promovidos pela SETTRANS. Entendemos que foi uma oportunidade muito grande para nós realizarmos esse trabalho de conscientização das pessoas, já que o trânsito não tem que ser falado não só em uma semana, mas sim durante todos os dias do ano” disse.

 

A Semana Nacional de Trânsito, como o próprio nome já indica, ocorreu em todo o território nacional e teve como tema esse ano a velocidade, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito. O tema foi escolhido em consonância com as ações da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU) definida para o período de 2011 até 2020.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.