quarta-feira, 8 de Agosto de 2012 15:28h Gazeta do Oeste

Semed e parceiros promovem I Concurso de Mobilização Social pela Educação

O I concurso Mobilização Social Pela Educação de Divinópolis é uma iniciativa do Comitê Central de Mobilização Social sob a coordenação técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Superintendência Regional de Ensino (SER) de Divinópolis. O Concurso de desenho e produção de textos visa despertar nos estudantes, família e sociedade, a conscientização sobre a importância da participação de todos na educação.

Podem participar Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental / EJA e Ensino Médio / EJA matriculados em instituições públicas municipais, estaduais e seus respectivos professores.

O Concurso é dividido em quatro categorias, desenho, produção textual – poema, produção textual – prosa, produção textual – artigo de opinião, e podem participar alunos da educação infantil e fundamental 1º ao 5º ano e alunos do Educação de Jovens e Adultos (EJA) que estejam do 6º ano ao ensino médio.

Dentre as premiações estão brinquedos de blocos de encaixe, 1 bicicleta de 18 marchas, 2 MP5, os professores orientadores dos alunos vencedores também serão premiados e todos os participantes receberão certificados.

Para a secretária municipal de educação, Eliana Cançado Ferreira, a ação é de suma importância para a aproximação da família no âmbito escolar. “O concurso está sendo de suma importância, pois envolve comunidade e educandos de todo o Brasil a participarem das ações escolares”. A participação da família no ambiente escolar aproxima a criança a entender esta sintonia entre seus ambientes de vivência, participar de festas, eventos, dar sugestões, questionar, participar da vida educacional é um processo entre família, escola e sociedade, é uma ação conjunta em prol da educação, argumentou.

As unidades escolares deverão realizar o concurso interno e encaminhar uma única produção selecionada em cada categoria para a Semed, que fica na Rua Minas Gerais, nº 1474, Centro, Divinópolis.

Os trabalhos deverão ser protocolizados na Semed até o dia 20 de agosto de 2012.  Os resultados serão divulgados até 30 dias após o término do protocolo dos trabalhos.

Mobilização Social é o chamado do Ministério da Educação (MEC) à sociedade para o trabalho voluntário de mobilização das famílias e da comunidade pela melhoria da qualidade da educação brasileira.
Lançado em maio de 2008, o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) tem como fundamentos os direitos humanos, a cidadania, a ética, a solidariedade, a inclusão e a tolerância.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.