sexta-feira, 26 de Junho de 2015 10:01h Atualizado em 26 de Junho de 2015 às 10:27h. Pollyanna Martins

Semed prorroga prazo para cadastramento escolar 2015/2016

O prazo inicial terminaria hoje, mas foi prorrogado para 3 de julho

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Superintendência Regional de Ensino (SRE) prorrogaram o prazo para o cadastramento escolar da rede pública de Divinópolis 2015/2016. O prazo, que venceria hoje, foi prorrogado para o dia 3 de julho. Os pais ou responsáveis que ainda não cadastraram as crianças devem procurar a escola mais próxima da residência para efetuá-lo. As inscrições podem ser feitas das 8h às 17h, em todos os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e em escolas municipais e estaduais.
A inscrição é isenta de taxas e pode ser realizada pelos pais ou responsável, mediante apresentação de original e cópia da certidão de nascimento do candidato e do comprovante de endereço recente em nome do responsável. É exigido ainda o documento comprobatório de escolaridade expedido pela escola de origem, nos casos de transferência para as redes públicas ou de retomada de estudos.
A secretária municipal de Educação, Rosemary Lasmar, ressaltou que o cadastramento escolar é uma oportunidade que as crianças têm de estudarem perto de casa. A secretária informou ainda que foi necessária a prorrogação, pois a Semed e a SRE não atingiram o número esperado de inscrições. “A procura não foi dentro daquilo que nós esperávamos e, por isso, eu convoco mais uma vez as famílias a procurarem uma escola mais próxima a sua residência, e fazer o cadastramento escolar. É importante que as famílias procurem se inscrever, porque o prazo foi prorrogado por mais uma semana”, explica.
Crianças que completarão 3, 4 e 5 anos de idade até 30 de junho de 2016 serão inscritas na Educação Infantil. Já os candidatos para o Ensino Fundamental precisam completar seis anos até 30 de junho de 2016. “Nenhuma criança fica fora da escola, mas o cadastro é uma forma que a rede pública tem de planejar o ano escolar de 2016. Nós precisamos que as famílias atendam a este chamado e façam o cadastramento de seus filhos, só assim ele vai ter a garantia de uma vaga mais próxima a sua residência. Caso contrário, elas ficarão com as vagas remanescentes”, informa. 
Após o Cadastro Escolar, o encaminhamento para matrícula dos alunos inscritos será efetuado pela Comissão Municipal de Cadastro e Matrícula. Para a Educação Infantil, o período de matrícula será de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2015. Já para o Ensino Fundamental, de 14 a 18 de dezembro de 2015.

 

Crédito: Gabriela Alvarenga/PMD

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.