quinta-feira, 7 de Maio de 2015 12:37h Atualizado em 7 de Maio de 2015 às 12:41h. Mariana Gonçalves

Seminário capacita empresários do segmento de alimentação fora do lar

A segunda edição do Seminário “Sabor e Negócio” será realizada no dia 18, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) – unidade de Divinópolis

O evento tem entrada gratuita, no entanto, os interessados devem fazer sua inscrição até o dia 14, por meio do e-mail festivalpdc@gmail.com, ou pelo (37) 3071-2437. Até o momento, o evento já conta com 40 empresários inscritos.

Segundo o diretor da empresa Prato da Casa (PDC), Gustavo Bicalho, o evento é um realização do Sebrae, com parceria do PDC. Na primeira edição, o seminário conseguiu reunir mais de cem empresários do segmento de alimentação fora do lar. “O evento não é só para botecos, é para empresários donos de lanchonetes, pizzarias, sorveteria, bar, restaurantes, mercearias. Enfim, todos os profissionais que trabalham com produtos que alimentam o consumidor fora de casa”, acrescenta Gustavo.

Na programação do evento está uma apresentação da equipe do PDC sobre o Instituto PROBAR – o que ele é, quais suas aéreas de atuação e como essa instituição irá ajudar na qualificação dos empresários.  Além disso, será feita uma apresentação sobre a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que está abrindo um sucursal em Divinópolis para atender 45 municípios da região.

Conforme Gustavo, em torno de 3 mil empreendimentos alimentícios na região serão atendidos pela Abrasel. “O diretor executivo da Abrasel, Lucas Pêgo, irá participar conosco desse seminário, e na ocasião ele vai apresentar oficialmente o presidente da associação aqui em Divinópolis, que é o Juliano da pizzaria Pitangas. Será feito ainda uma apresentação sobre os benefícios da associação. E falando em benefícios vamos ter a participação do Superintendente da Caixa Econômica Federal para lançar um programa de financiamento de verba exclusivo para bares. Esse benefício tem um juro mínimo por mês, é um programa para melhorar o segmento da alimentação”, explica o diretor do PDC.

Ainda durante o seminário o empresário gaúcho Marcos Livi, hoje proprietário de dois famosos bares em São Paulo, realizará a palestra “Show Gourmet – Empreendedorismo, Cultura e Gastronomia”. O evento contará ainda com degustação de produtos, sorteio de brindes e diversas outras atividades.

 

QUALIDADE

A cada dia que passa o mercado tem se mostrado bastante exigente tanto no que se refere a práticas de bom atendimento quanto ao alimento em si, servido aos consumidores. Daí a necessidade constante de fazer com que os empresários se reinventem para continuar no agrado do público e também para conquistar níveis mais altos de mercado. Uma das propostas do seminário é promover a interação dos empresários para que haja troca de conhecimento e experiências.

“Estamos em um momento em que o mercado exige melhorias e qualificação, até mesmo um botequim precisa saber atender bem, gelar uma cerveja bem. Não precisa necessariamente se prender a uma marca de cerveja só, estamos inclusive propondo aos empresários conhecerem as cervejas artesanais, é um produto que deve ser apresentado aos consumidores. A carne também tem que ter um corte bom, qualidade. Então estamos promovendo essas ações de qualificação para melhorar o mercado, e se a Abrasel está vindo para Divinópolis é por que ela viu que a região tem potencial”, destaca Gustavo.

 

FIQUE ATENTO

Estão abertas as seleções para os participantes do Prato da Casa 2015. Os interessados devem procurar a equipe do PDC e agendar uma visita ao estabelecimento. Este ano serão 15 bares participantes, sendo dez bares novos, que nunca participaram do concurso.

 

Crédito: Divulgação PDC

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.