terça-feira, 19 de Maio de 2015 13:24h Atualizado em 19 de Maio de 2015 às 13:29h. Mariana Gonçalves

Seminário capacita empresários do setor de alimentação e ainda oficializa a vinda da Abrasel para Divinópolis

A segunda edição do Seminário ‘Sabor e Negócio’ reuniu no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) – unidade de Divinópolis, empresários de vários os segmentos da alimentação fora do lar para uma tarde de troca de conhecimentos, aperfeiçoamento profissional e ainda para oficializar a noticia de que o município receberá uma das sedes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
O evento é de realização do Sebrae em parceria com a empresa Prato da Casa (PDC).
Abrindo a programação do seminário, o diretor do PDC, Gustavo Bicalho, falou sobre as novidades do festival para esse ano, focando principalmente na oportunidade que está sendo concedida para que novos bares participem do concurso. Esse ano a competição será entre 15 bares, diferente dos anos anteriores, em que a maioria dos concorrentes participava consecutivamente do festival, esse ano, a organização inovou, optando por colocar dez novos estabelecimentos, deixando apenas cinco bares que já concorriam. Segundo Gustavo, isso é uma forma de dar oportunidade e ao mesmo tempo, fornecer capacitação a outros estabelecimentos da cidade.  A instabilidade econômica, como consequência à crise enfrentada no país, não tem afetado de forma agressiva o setor alimentício. Pelo contrário, Gustavo destaca que esse é um ramo em crescimento e o momento está propicio para os profissionais que desejam ter um estabelecimento de qualidade, com um ótimo produto e também com uma mão de obra especializada. “É na hora da crise que somos forçados a criar, a inovar, porque o consumidor quer comer bem pagando menos”, acrescenta.
Interessados em participar do Prato da Casa 2015 têm até o fim desse mês para entrar em contato com a organização do festival, por meio do (37) 3071-2437.
O seminário contou também com a participação do empresário gaúcho, Marcos Livi, hoje proprietário de dois famosos bares em São Paulo. Livi ministrou a palestra “Show Gourmet – Empreendedorismo, Cultura e Gastronomia”. Houve degustação de produtos e sorteio de brindes.

PRÓBAR

Durante o seminário, a equipe do PDC falou ainda sobre o lançamento da PróBar, uma ONG que está projetando atendimento em âmbito nacional. Entre as ações propostas, está a capacitação de mão de obra para o trabalho no campo da alimentação fora do lar. Além disso, a PróBar trabalha com o intuito de mostrar para o empresário que o seu empreendimento não é um simples bar ou restaurante, mas é um grande negócio, em que seu gestor deve ter, principalmente, planejamento, e para que isso se torne real, a ONG irá fornecer todo o suporte necessário para o desenvolvimento com qualidade do estabelecimento.
A ONG está funcionando na Rua Ibiraci, n°39 – um quarteirão após o cemitério do Alvorada.


ABRASEL

Conforme explica o presidente da Abrasel de Divinópolis, o empresário Juliano, a associação irá atender inicialmente 48 municípios, é uma entidade que tem 29 anos de atuação no mercado, e não possui fins lucrativos. Os associados pagarão mensalmente uma taxa de R$ 50, que, segundo Juliano, será somente para manter a Abrasel e projetar até uma sede própria futuramente. Os diretores não recebem nenhum tipo de salário, são apenas voluntários. A intenção é que a classe empresarial tenha uma representação perante Prefeitura e fornecedores, e conte com um suporte especializado.
A associação também irá funcionar no mesmo endereço que a ONG PróBar.

 

Credito: Mariana Gonçalves

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.