segunda-feira, 18 de Novembro de 2013 12:14h Redação

Seminário Educar na Diversidade debate currículo inclusivo na rede de ensino

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Centro de Referência dos Profissionais da Educação (Crpe), realiza entre os dias 18 e 22 de novembro o IV Seminário Educar na Diversidade, com o tema “O currículo inclusivo”. O evento é aberto à popu

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Centro de Referência dos Profissionais da Educação (Crpe), realiza entre os dias 18 e 22 de novembro o IV Seminário Educar na Diversidade, com o tema “O currículo inclusivo”. O evento é aberto à população e será realizado no auditório da  Semed, à Rua Minas Gerais, 1474, Centro.

Dentro da programação estão previstas mesas de interlocução e oficinas. Segundo o coordenador do Centro de Referência dos Profissionais da Educação (Crpe), Almeida Divino Gonçalves, o tema currículo inclusivo foi pautado a partir de práticas pedagógicas. “O intuito é proporcionar conhecimentos e reflexão a cerca das diversidades encontradas em sala de aula para que todos profissionais da educação ao elaborarem seu plano de ensino contemplem todas as diversidades a fim de melhorar a educação como um todo”, explica.

Promovido desde 2009, o Seminário “Educar na Diversidade” busca promover a discussão e reflexão sobre a implementação de políticas públicas e práticas pedagógicas, segundo a perspectiva do desenvolvimento humano, visando o respeito à diversidade e a inclusão como componentes curriculares. São esperados 250 participantes, entre educadores das redes municipal e estadual de ensino, profissionais de escolas particulares e demais interessados nas temáticas do evento. Entre os objetivos do seminário estão: a valorização das culturas afro-brasileira e africana; o reconhecimento das diferenças culturais; as relações de gênero e sexualidade; contribuir para a inclusão das pessoas com deficiência; vivenciar e refletir sobre o currículo escolar; promover mudança de atitude no contexto escolar, familiar e social; além de discutir e propor políticas públicas para a educação no município.

Para participar os interessados podem se inscrever no CRPE, pelo e-mail crpe.semec@divinopolis.mg.gov.br ou pelo telefone 3222-8130.


PROGRAMAÇÃO

18/11/2013 (segunda-feira)(noite) 18h30 às 21h30

- Mesa Redonda: Práticas educativas de apoio à heterogeneidade e à diversidade na sala de aula
Local: Auditório da SEMED – Rua Minas Gerais, 1474 – Centro.

20/11/2013 (quarta-feira)(noite) 18h30 às 21h30

- Mesa Redonda: Práticas educativas de apoio à heterogeneidade e à diversidade na sala de aula
Local: Auditório da SEMED

21/11/2013 (quinta-feira)(tarde) 13h30 às 17h

- Palestra: Currículo Inclusivo - todos participam, todos aprendem na sala de aula
Palestrante: Érica Pontes
Local: Auditório da SEMED

21/11/2013 (quinta-feira)( (noite) 18h30 às 21h30

- Minicurso: “Mais de 2 milhões de motivos para você conhecer sobre o Autismo"
Facilitadora: Janaina Rocha Kiel - Psicóloga Clínica, especialista em Psicologia da Educação, TDA/H, Autismo, Inclusão, Apoio Pedagógico e Grupo de Pais.
Local: Sala 21 – 3º andar - SEMED/CRPE

- Oficina: Graffiti e Hip Hop na Educação
Facilitadora: Elizane Santos e Lucimara Vidal
Local: Sala 23 – 3º andar - SEMED/CRPE

- Oficina: Educação e música na sala de aula
Facilitadora: Tatiana F. Braz

Local: Sala 15 – 2º andar - SEMED

- Mesa Redonda: Práticas educativas de apoio à heterogeneidade e à diversidade na sala de aula
Local: Auditório da SEMED

22/11/2013 (sexta-feira)(noite) 18h30 às 21h30

Palestra interativa: "Atuação do Intérprete, do Professor e do Instrutor de Libras no Contexto Social e Educacional – Princípios Éticos e Direitos.
Palestrante: Juliano Salomon – Professor, intérprete, tradutor de LIBRAS; brailista – Transcrição de materiais para o Sistema Braille e em MP3; especialista área dos surdos e em Áudio-descrição para cegos.  Parceria Universidade José do Rosário Vellano -UNIFENAS
Local: Auditório da SEMED

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.