quarta-feira, 16 de Setembro de 2015 13:55h

Semusa apresenta resultados de ações no combate a dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa), por meio da sua Diretoria de Vigilância em Saúde, divulgou, na tarde desta quarta-feira (16/09), balanço das ações de combate a dengue realizadas no mês de agosto

O trabalho rotineiro dos agentes de saúde, no último mês, chegou a 32.429 imóveis da cidade. Nestes locais os agentes verificaram se existiam focos para o desenvolvimento do mosquito aedes aegypti, causador da dengue, da febre chikungunya e Zika. Além disso, foi reforçado o trabalho de orientação junto aos moradores das residências vistoriadas.

Dos mais de 32 mil imóveis vistoriados 1.462 foram abrangidos pelo bloqueio de transmissão através dos casos notificações de dengue para esta finalidade. Agentes fizeram uso de inseticidas em bombas costais e realizaram varredura com eliminação de reservatórios, em 57 quarteirões em regiões diversas da cidade. Somado a esta ação, foram tampadas 64 caixas d’água que representavam risco de proliferação do mosquito da dengue.

Arrastões

Outra iniciativa estratégica realizada para o combate e controle desta doença na cidade foram os Arrastões de Limpeza. Em agosto foram retirados 44.617 kg de materiais diversos e que colocavam em risco a saúde de milhares de pessoas.

Um importante dado que também contribui para o combate à dengue é a realização de atividades de educação e mobilização social. Em agosto, o número desta iniciativa chegou a 24 e se constituíram em reuniões, entrevistas, apresentações teatrais, contações de história, panfletagens e mostra educativa.

Dados

O boletim da situação da dengue em Divinópolis divulgado revela que há diminuição de 55,1% dos casos em relação ao mesmo período de 2014. O número de casos confirmados chega a 1.620. Já o número de casos registrados como suspeitos é de 2.049.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.