terça-feira, 30 de Junho de 2020 19:14h Portal G37

Semusa divulga situação de internações na 26ª Semana Epidemiológica em Divinópolis.

A Prefeitura de Divinópolis divulga os novos números de casos, óbitos e situação de internações nos hospitais da cidade. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Vigilância em Saúde. As informações divulgadas correspondem até o dia 27 deste mês, último sábado, encerramento da 26º Semana Epidemiológica.

 

Em comparação a 25° semana epidemiológica (SE), houve uma redução de casos, visto que, por semana, o número passou de 49 pacientes com diagnósticos de novos positivos, para 40 na 26° semana epidemiológica.

 

Quanto ao número de casos notificados, houve um aumento significativo. Na 25° semana (14/06 a 20/06) foram registradas 271 notificações, enquanto nesta última semana (21/06 a 27/06), o crescimento foi de 403 casos. E um óbito.

 

Atualmente, o município conta com 229 leitos para atendimento a pacientes com quadro clínico compatível de com a Covid-19. Destes, 94 são leitos de UTI e 135 são leitos em setor de enfermaria. O percentual médio de ocupação, na 26° SE, foi de 23%, segundo dados dos hospitais Santa Lúcia, Santa Mônica, São João de Deus, São Judas Tadeu, UPA Padre Roberto.

 

Além do Coronavírus, há inúmeras outras enfermidades virais em circulação nesta época do ano. São 78 leitos de UTI suplementar e 65 leitos de UTI SUS. No total, o município conta com 143 leitos de UTI para atendimento a pacientes em todas as morbidades. O percentual médio de ocupação, na 26° SE, foi de 50,7%.

 

Segundo o secretário da Saúde, Amarildo Sousa, o aumento gradual do número de casos reforçam ainda mais a necessidade das medidas de isolamento. “Até o momento, nossa única forma de prevenção e proteção coletiva é através do distanciamento social. Por isso, é muito importante reforçar com a população para sair de casa somente se necessário”, finalizou o secretário da pasta.