quinta-feira, 8 de Outubro de 2015 10:10h Thais Fernandes

Semusa e Cisvi comemoram o Outubro Rosa

Secretaria Municipal de Saúde e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Itapecerica (Cisvi) realizam ações para prevenção e diagnostico precoce do câncer de mama

A Secretaria Municipal de Saúde está promovendo, em paralelo às ações que estão sendo realizadas nas unidades de saúde, o Outubro Rosa, iniciativas que visam contemplar suas servidoras e as de outras secretarias.
Neste mês, em todo o mundo, é comemorado o Outubro Rosa. Destinado à conscientização da sociedade e das mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Grupos de servidoras da Semusa foram encaminhados nesta ultima terça-feira e quarta-feira para a sede do Cisvi, onde passaram por exames de mamografia, o qual é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer para um tratamento mais eficaz.
A coordenadora de Recursos Humanos da Semusa, Lúcia Aparecida Manoel Faria, explicou que a ação não é somente para as funcionárias da Secretaria de Saúde, como também para todas as secretarias. “A intenção é estendê-la para as demais servidoras da Prefeitura de Divinópolis que tenham acima dos 30 anos, estimulando assim, a conscientização da mamografia anual”.
A iniciativa não ficará restrita ao mês de Outubro, de acordo com a psicóloga do RH da Semusa, Merlin Rodrigues, a ação permanecerá nos próximos meses estendida para as demais secretarias. “Iremos nestes locais e faremos uma sensibilização junto às servidoras. Uma vez formado o grupo, o Cisvi será contatado e as mulheres encaminhadas para a mamografia”.
"Aproveitei a oportunidade das atividades do Outubro Rosa, para a realização do meu primeiro exame de mamografia. Prevenir é a melhor maneira de se cuidar. E, infelizmente, temos ainda um grande número de pessoas que se recusam a buscar cuidados. Conscientizar é preciso e não podemos desistir da saúde”, comenta uma das colaborados que participou da ação, Andreza Germano Souza.
Estão sendo organizadas e intensificadas nas Unidades Básicas de Saúde da Semusa, várias ações que pretendem fortalecer a necessidade e a importância da prevenção para um diagnóstico precoce. Desde o dia 1° de outubro, a fachada do prédio da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, localizado na Rua Minas Gerais, 900, está com uma iluminação especial no tom rosa e permanecerá assim durante todo o mês. A recepção da secretaria também está toda decorada com o tema do Outubro Rosa, para estimular a conscientização de quem vai à Secretaria de Saúde ou trabalha lá, assim como a realização de exames, de palestras e de distribuição de material educativo.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por mais de 20% dos casos novos a cada ano. No Brasil, o câncer de mama também é o de maior incidência entre as mulheres. No entanto, o alerta da Secretaria Municipal de Saúde, é que se o mesmo for detectado precocemente, aumenta-se a chance de cura e a sobrevida da paciente.

 

Sobre o Outubro Rosa
Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês 10 se tornou o mês americano de prevenção ao câncer de mama.
O movimento alcançou o mundo de forma feminina, bonita e elegante, motivando e unindo diversos povos ao redor desta causa nobre. A iluminação de monumentos é importante, pois é uma forma prática para que o Outubro Rosa tenha uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, possa ser replicada em qualquer lugar, tornando-se uma leitura visual compreendida no mundo todo.

 

Créditos: divulgação

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.