terça-feira, 6 de Outubro de 2015 13:51h

Semusa e Cisvi oferecem exame de mamografia a servidoras municipais

Paralelo as ações que ocorrem nas unidades de saúde em comemoração ao Outubro Rosa, mês destinado a conscientização da sociedade e das mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama

Paralelo as ações que ocorrem nas unidades de saúde em comemoração ao Outubro Rosa, mês destinado a conscientização da sociedade e das mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa) promove outras iniciativas que visam contemplar seus servidores e das outras secretarias.

Nesta terça-feira (06/10) e quarta-feira (07/10) grupos de servidoras da Semusa serão encaminhados para o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Itapecerica (Cisvi). O funcionários passam por exames de mamografia que é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mana.

“O Setor de Recursos Humanos da Semusa, juntamente com o Cisvi, promovem esta ação dentro da campanha do Outubro Rosa. A intenção é estendê-la para as demais servidoras da Prefeitura de Divinópolis que tenham acima dos 30 anos. Estimulando, assim, a prevenção e a conscientização da mamografia anual”, explica a coordenadora de RH da Semusa, Lúcia Aparecida Manoel Faria.

Hoje um grupo de 14 mulheres servidoras da Semusa realizou o exame de mamografia no Cisvi e amanhã mais 17 mulheres passarão pelo mesmo procedimento. Elas saem da secretaria em um ônibus exclusivo para realizar o exame.

"Aproveitei a oportunidade das atividades do outubro rosa, para a realização do meu primeiro exame de mamografia. Prevenir é a melhor maneira de se cuidar. E infelizmente temos ainda um grande número de pessoas que se recusam a buscar cuidados. Conscientizar é preciso e não podemos desistir da saúde”, comenta Andreza Germano Souza.

Para a telefonista Juraci Henrique dos Santos (Jô), que faz aniversário em outubro, este estímulo a realização da mamografia como prevenção do câncer de mana é fundamental. “Essa doença é muito terrível e a gente tem que prevenir. Antes prevenir do que remediar”, aconselha a servidora.

Para ela, os envolvidos nesta ação estão de parabéns. “Gostaria de agradecer, muito, esta oportunidade que estão nos dando. Parabéns a todos que estão envolvidos”, concluiu.

A iniciativa estimula a realização anual da mamografia não ficará restrita ao mês de Outubro. De acordo com a psicóloga do RH da Semusa, Merlin Rodrigues, a ação será estendida as demais secretarias nos próximos meses. “Iremos nestes locais e faremos uma sensibilização junto às servidoras. Uma vez formado o grupo o Cisvi será contactado e as mulheres encaminhadas para a mamografia”, explica à psicóloga.

Rosa
Desde o dia 1° de outubro a fachada do prédio da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, localizado na rua Minas Gerais, 900, está com uma iluminação especial no tom rosa e permanecerá assim durante todo o mês.  A recepção da Semusa também foi decorada com o tema do Outubro Rosa. A ideia é estimular a conscientização de quem vai a Secretaria de Saúde.

A doença

O Câncer de mama, segundo o Instituto Nacional do Câncer(INCA), é o segundo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por mais de 20% dos casos novos a cada ano. No Brasil, o câncer de mama também é o de maior incidência entre as mulheres. No entanto, o alerta da Secretaria Municipal de Saúde, é que se o mesmo for detectado precocemente, aumenta-se a chance de cura e a sobrevida da paciente.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.