quarta-feira, 15 de Abril de 2015 10:26h Atualizado em 15 de Abril de 2015 às 10:32h. Lorena Silva

Semusa oferece capacitação para manicures no próximo mês

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone. Serão oferecidas 50 vagas para profissionais que atendem em domicílio

Preocupada em garantir a segurança e a saúde de quem trabalha como manicure, assim como dos próprios clientes, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Divinópolis – por meio do serviço de Vigilância Sanitária da diretoria de Vigilância em Saúde – realiza no dia 20 de maio, uma palestra direcionada a profissionais que atendam em domicílio. O encontro ocorre às 8h, no anfiteatro da Semusa.
De acordo com a coordenadora do Serviço de Vigilância Sanitária, Andréia Dellarett, o objetivo é levar informação a respeito dessa profissão para a população. “A Vigilância Sanitária hoje tem que fazer com que a população tenha mais informações a respeito de segurança. A gente sabe que existem muitas profissões que são informais, [de profissionais] que vão às casas das pessoas e realizam procedimentos. A gente quis começar pela manicure por ser um procedimento invasivo, que a gente entende que seja de mais risco”, explica.
“A gente quer que o profissional tenha informação para que tenha condição de fazer os procedimentos de forma segura. [Procedimentos] que vão garantir a saúde, tanto para ele quanto para o cliente”, emenda a coordenadora. Durante a palestra, serão discutidos temas como doenças transmitidas pelo sangue, formas de contaminação cruzadas, biossegurança – como precaução, uso de luvas e higienização das mãos –, como cuidar dos materiais e riscos da profissão, entre outros.

 

CONSCIÊNCIA SANITÁRIA
De acordo com Andréia, essa é a primeira vez que há uma ação do tipo no município. A iniciativa faz parte do projeto “Promoção da Consciência Sanitária”, que tem o intuito de fornecer informações indispensáveis e que garantam a segurança do profissional e de seus clientes. “A gente vai tentar durante esse ano fazer várias capacitações em relação a profissionais. Acreditamos que quanto mais próximos eles estiverem da Vigilância, melhor é para a sociedade em geral.”
As inscrições para a palestra são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente pelo telefone (37) 3229-6866. Serão oferecidas 50 vagas. Ao final da palestra, os profissionais receberão certificados de participação. A Semusa está localizada na Rua Minas Gerais, nº 900, no Centro.

 

 

Crédito: Reprodução

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.