segunda-feira, 3 de Agosto de 2015 13:42h Atualizado em 3 de Agosto de 2015 às 13:49h.

Semusa prepara campanha contra a paralisia infantil

Pais e responsáveis devem ficar atentos e atualizar o cartão de vacina das suas crianças

A Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa), por meio do seu Setor de Imunização, já se prepara para realizar mais uma campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil). Na última semana foi realizado um encontro com representantes de todas as unidades de saúde que participarão desta campanha.

“Neste encontro foi apresentada as questões técnicas que envolvem a campanha, bem como questões relativas ao público alvo. Outro tema discutido foi com relação à importância e ao processo dos registros das doses aplicadas da vacina. Este trabalho é fundamental para definir a cobertura vacinal do município junto ao Ministério da Saúde”, explica a responsável pelo serviço de imunização da Semusa, Marcela Machado.

A campanha de vacinação contra a paralisia infantil tem início em 15 de agosto, Dia D, e se estende até 31 deste mês. A campanha poderá ser prorrogada caso o município não atinja a cobertura mínima de 95% das crianças, estabelecida pelo Ministério da Saúde.
“Devem ser vacinadas crianças entre seis meses a menores de cinco anos. Em Divinópolis a expectativa é vacinar em torno de 12.900 crianças nesta faixa etária”, pontua Marcela.

A coordenadora do serviço de imunização destaca, ainda, a importância dos pais ou responsáveis levarem o cartão de vacina de suas crianças. “Na oportunidade aproveitamos para atualizar a caderneta da criança, o que chamamos de multivacinação. Para avaliar a situação vacinal e ver se a criança precisa de alguma outra vacina é importante analisar a caderneta de vacinação. Por isso é imprescindível que os pais/responsáveis apresentem este documento no momento da vacinação da criança. Todas as vacinas do calendário básico da criança estarão disponíveis, salvo, a vacina BCG que deve ser agendada.

No sábado (15/08), “Dia D” de Vacinação Contra a Paralisia Infantil, 28 salas de vacinação estarão abertas para a população das 8h às 17h. Em algumas delas o Zé Gotinha e Maria Gotinha estarão presentes.
Nos demais dias a vacina estará disponível em todas as unidades básicas de saúde da cidade e zona rural das 8h às 17h.

Leia Também

Imagem principal

24 de Janeiro

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.