quarta-feira, 30 de Setembro de 2015 12:26h

Semusa prepara programação para o Outubro Rosa

No dia 1° de Outubro começam as comemorações do movimento Outubro Rosa

O objetivo é estimular a participação da população, empresas e entidades na prevenção e combate ao câncer de mama. O nome do movimento remete à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama.

O câncer de mama, segundo o Instituto Nacional do Câncer(INCA), é o segundo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por mais de 20% dos casos novos a cada ano. No Brasil, o câncer de mama também é o de maior incidência entre as mulheres. No entanto, o alerta da Secretaria Municipal de Saúde, é que se o mesmo for detectado precocemente, aumenta-se a chance de cura e a sobrevida da paciente.

Nesse sentido, serão organizadas e intensificadas nas Unidades Básicas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, várias ações que pretendem fortalecer a necessidade e a importância da prevenção para um diagnóstico precoce.

A partir desta quinta-feira a fachada do prédio da Secretaria Municipal de Saúde terá uma iluminação que a deixará rosa, durante todo o mês.  A recepção da Semusa será decorada com o tema do Outubro Rosa. A ideia é estimular a conscientização de quem vai a Secretaria de Saúde ou trabalha lá.

O Setor de RH da Semusa, juntamente com a Diretoria de Atenção Primária e o O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Itapecerica (Cisvi), promovem várias ações ao longo do mês. Além de trabalhar as servidoras da Semusa, estas iniciativas irão atingir funcionárias da Prefeitura de outras secretarias. Estão sendo previstas, entre outras coisas, a realização de exames, de palestras e distribuição de material educativo.

É importante ressaltar que o diferencial das atividades alusivas ao Outubro Rosa no ano de 2015 é o foco na saúde integral da mulher.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.