sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2015 12:41h

Semusa promove Curso Introdutório de Saúde da Família

A Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta terça-feira (24/02), de 7h30 às 11h, na sede do órgão, o primeiro módulo do Curso Introdutório de Saúde da Família

O objetivo do curso é capacitar um grupo de 70 pessoas dentro da metodologia de trabalho estabelecida para as Estratégias em Saúde da Família (ESF).

O curso será realizado através de cinco encontros presenciais, um a cada semana/ 8 horas, totalizando 40 horas. Ao fim de cada encontro presencial os profissionais deverão realizar atividades no período de dispersão que serão apresentadas no próximo encontro. Ao final os participantes deverão apresentar um trabalho sobre temas abordados durante o curso. Na conclusão, os participantes serão certificados pela Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis.

Para realizar este curso, as pessoas envolvidas foram divididas em duas turmas. A Turma 1 é composta pelos profissionais que integram a ESF Tietê/Campina Verde/São Roque I e II. Já a Turma 2 é integrada pelo ESF Ermida I e II e Rancho Alegre.

Ao longo do Curso Introdutório de Saúde da Família serão abordados temas como: Políticas Públicas de Saúde no Brasil; Diagnóstico Situacional como estratégia para o planejamento em saúde; Saúde da Família: estratégia para consolidação e expansão da Atenção Primária dentre outros tópicos.

De acordo com a Semusa, dentro da nova filosofia de abordagem de saúde, que cada vez mais foca na questão da prevenção de doenças e na presença deste serviço junto aos seus usuários, é necessário qualificar equipes de trabalho que tenham esse perfil comunitário.

O trabalho dentro do chamado Estratégia Saúde da Família-ESF é realizado por vários profissionais da área da saúde. O agente comunitário de saúde desempenha um papel muito importante na equipe pois, atua na promoção da saúde  e na prevenção de doenças e agravos, mapeando e encaminhando famílias indivíduos e comunidade ao serviço de saúde. A equipe é formada, ainda, por enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos e dentistas. O entrosamento desta equipe é fundamental para estabelecer estratégias de saúde e o devido acolhimento da população.

“Esta capacitação, entre vários objetivos, pretende subsidiar o processo de trabalho das equipes; atualizar os profissionais frente a promoção da saúde e prevenção de doenças e, principalmente instrumentá-las para promover a mudança do modelo assistencial vigente no município. Nossa preocupação é que os profissionais compreendam a lógica da Estratégia Saúde da Família, fomentando o trabalho em equipe, reconhecendo o valor da família no processo de adoecimento e fortalecendo a Atenção Primária à Saúde como ordenadora dos serviços de saúde”, esclarece Inês Alcione, referência técnica da Semusa.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.