sábado, 17 de Janeiro de 2015 05:16h

Semusa realizará Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) dará início na próxima segunda-feira (19/01), se estendendo até a sexta (23/01), ao Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal - MRC

Esta estratégia objetiva a busca ativa e avaliação de cartões das crianças in loco.
O Monitoramento Rápido de Cobertura (MRC) é uma atividade de supervisão das ações de vacinação, recomendada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) desde a década de 1980 e vem sendo adotado em vários países das Américas como uma ação rotineira.  É um método bastante útil para avaliação da situação vacinal local. Seus resultados são extremamente importantes para subsidiar a tomada de decisão sobre a definição ou redefinição de estratégias adicionais de vacinação, visando melhorar as coberturas vacinais e sua homogeneidade.
As equipes das Unidades de Saúde passaram por uma capacitação e irão percorrer todas as regiões da cidade realizando este levantamento. Serão avaliadas as vacinas Triviral e Poliomielite que tiveram uma campanha de vacinação no último mês de novembro.
As equipes irão de casa em casa avaliar o cartão das crianças e vacinando aquelas que estejam com alguma dose destas vacinas pendentes.  A amostra é de 25 crianças por monitoramento.
O objetivo da estratégia é avaliar a cobertura vacinal, resgatar crianças com doses pendentes de forma a minimizar a ocorrência de possíveis bolsões de susceptíveis.
“Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal é uma ação estratégica preconizada pelo Ministério da Saúde. É necessário que pais e responsáveis atendam as equipes. Essa ação permite conhecer melhor a realidade vacinal da cidade e é base para futuras ações”, explica Marcela Machado, responsável pelo Setor de Imunização da Semusa.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.