quinta-feira, 4 de Fevereiro de 2016 09:13h Pollyanna Martins

Semusa recebe carros para atender no programa Tratamento Fora do Domicílio

Os veículos foram adquiridos por meio de uma emenda do Deputado Estadual Fábio Avelar (PT do B), e vão ajudar no programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) recebeu na manhã de ontem (3) dois veículos que irão ajudar no programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que transporta pacientes para realizarem tratamentos de saúde em outras cidades. Os veículos foram adquiridos por meio de uma emenda parlamentar, de R$ 100 mil, do Deputado Estadual Fábio Avelar (PT do B).

 


De acordo com o secretário municipal de saúde, David Maia, atualmente, 31 veículos pertencem ao programa, e com a chegada dos novos carros, a frota será renovada. Os carros que atendem no programa e já estão antigos serão leiloados, ou doados para a defesa civil, ou ainda outras instituições que poderão utilizá-los. “O que nós vamos fazer é uma renovação da frota, para poder melhorar as condições do transporte do paciente”, afirma.

 


O secretário informou que um veículo ficará à disposição dos pacientes da Unidade de Pronto Atendimento Padre Roberto (UPA 24H), para transferência para hospitais da região e o outro carro servirá a Policlínica e as unidades de saúde do município. “Os veículos vão ajudar no programa TFD, que é o Tratamento Fora do Domicílio, onde os nossos pacientes são transportados para Belo Horizonte, São Paulo, Muriaé, Barretos que têm hospitais que nos ajudam em especialidades que nós não temos na nossa cidade”, explica.

 


O programa não tem um número certo de pacientes que são transportados. Só em urgência e emergência são atendidas mais de 300 pessoas no TDF por dia. Conforme o secretário, atualmente, cerca de cinco mil pessoas estão em tratamento contínuo e necessitam do programa para receber o tratamento médico em outras cidades. “De forma contínua, nós temos quase cinco mil pacientes que circulam nas nossas frotas de ônibus, automóveis e também com transportes que eles mesmos fazem, mas depois recebem o reembolso”, informa.

 

 


EMENDA
O deputado estadual Fabio Avelar (PT do B) ressaltou que foi uma alegria ajudar a saúde de Divinópolis por meio da emenda. “Foram destinados R$ 100 mil para a compra desses veículos, que vai atender a cidade de Divinópolis e as comunidades rurais também. Sabemos da dificuldade da saúde hoje, em todo país, e não é diferente na nossa cidade. O dinheiro foi tirado da minha verba parlamentar, que é um dinheiro que o deputado tem de verba por ano, e foi tirado da minha emenda para a compra de dois carros para a saúde de Divinópolis”, reforça.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.