quarta-feira, 4 de Maio de 2016 13:25h Prefeitura de Divinópolis

Série de atividades marcam as comemorações da Luta Antimanicomial

A diretoria de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) já definiu as ações em comemoração a Luta Antimanicomial. As atividades se concentrarão entre 16 e 20 de maio e o tema escolhido é “Nenhum passo atrás, retrocesso nunca mais”

A programação é extensa e prevê várias ações que serão abertas ao público. Entre o que está sendo previsto está a realização de exposições com trabalhos dos assistidos pelo CAPS III e CAPS AD III que são Centro de Atenção Psicossocial, sendo o último especializado em álcool e outras drogas.

Oficinas, como a que abordará o tema “Responsabilidade sobre uso de medicamentos e consciência de sintomas” também serão realizadas. Palestras também estão previstas e reforçam a programação.

 

 



Já no dia 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, será realizado a partir das 9h uma passeata em defesa a esta luta. Em seguida, às 10h30, haverá uma concentração e confraternização no Teatro Gravatá entre os participantes desta passeata. Às 14h será realizada uma oficina reflexiva sobre Consciência da Saúde Mental. Já às 19h ocorre apresentação sobre os “Desafios e Perspectivas da Saúde Mental em Divinópolis”.

As atividades em comemoração a Luta Antimanicomial também serão estendidas a Unidades de Saúde e também em instituições de ensino com realização de contação de história, exposição de trabalhos e ações de saúde entre outras atividades.

 

 



“Houve um tempo em que para a loucura e os problemas decorrentes do abuso de drogas não havia tratamentos humanizados, que priorizassem o cuidado em liberdade e o respeito à cidadania, como vemos hoje. Foi preciso muita luta até aqui para romper com a lógica manicomial, e é por isso que comemoramos em grande estilo o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Para que não haja retrocessos, essa batalha continua cotidianamente, envolvendo os usuários dos serviços, seus familiares, os profissionais e a sociedade como um todo. Por isso convidamos a todos para conhecer e participar da nossa semana de Comemoração da Luta Antimanicomial de 2016”, afirmou a diretora de Saúde Mental, Elzi Oliveira.

Leia Também

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.