quinta-feira, 30 de Abril de 2015 13:44h

Serviço Especializado de Odontologia atende 12 mil divinopolitanos

A Prefeitura de Divinópolis garante um sorriso saudável para milhares de divinopolitanos

O Serviço Especializado de Odontologia (SEO) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) funciona na região central e atende divinopolitanos de todas as regiões da cidade. No ano passado, 12 mil pessoas foram atendidas pelo SEO.

 

A equipe do SEO é composta por cirurgiões dentistas especialistas em periodontia, endodontia e em pacientes com necessidades especiais. Fazem parte também desta equipe, uma técnica em radiologia e auxiliares em saúde bucal. Os trabalhos desenvolvidos pelo SEO não se resumem, apenas, em cuidar do aspecto estético da boca dos seus pacientes, mas também garantir à saúde bucal objetivando dar mais qualidade de vida as pessoas assistidas.

 

Neste contexto, é feito o procedimento de endodontia, com tratamento de canal e de traumatismo dental. Cirurgias orais, dos chamados tecidos moles, também são ofertadas. Além destes atendimentos o SEO realiza o diagnóstico bucal, com ênfase a prevenção e detecção do câncer de boca. Ainda integra o cesto de serviços do SEO, a periodontia especializada e o exame de raio-x odontológico.

 

A importância do trabalho realizado pela equipe do SEO pode ser medida pelos números. Apenas em 2014, foram realizados 12.721 procedimentos no total. Nos casos suspeitos de câncer de boca foram realizadas 81 biópsias e diagnosticados 11 pacientes com carcinoma que foram encaminhados para o tratamento.

“O SEO atende a todos os usuários do SUS que necessitam do serviço especializado em odontologia. O atendimento cumpre um papel estético fundamental para devolver o sorriso aos pacientes, além de contribuir com a saúde bucal do divinopolitano, que é das políticas que priorizamos na área da saúde”, destacou o prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo.

Porta de entrada

A porta de entrada para o SEO são as Unidades de Saúde e Estratégias da Saúde da Família. “A população inicia o tratamento clínico nestes locais e se preciso o paciente é agendado e encaminhado ao SEO de acordo com a especialidade necessitada por cada cidadão”, explica a coordenadora do Serviço Especializado de Odontologia, Auxiliadora Maria Vaz Quintal.

O SEO é uma das formas de tratar a saúde das pessoas ainda com mais atenção. “O Serviço Especializado de Odontologia visa prevenir e diagnosticar doenças visando à melhoria da condição bucal de seus pacientes. O que se reflete na parte social dos assistidos, garantindo, a eles, mais saúde e melhorando a auto-estima. O que é proporcionado por meio de tratamentos dentários reparadores e pelo planejamento das ações, levantando os problemas bucais que podem afetar diretamente a sua saúde”, conclui Auxiliadora .

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.