terça-feira, 5 de Maio de 2015 11:38h Atualizado em 5 de Maio de 2015 às 11:47h. Bruna Costa

Servidores administrativos da Floramar e Centro Socieducativo paralisam atividades

Paralisação no sistema prisional de Minas Gerais foi uma forma de reivindicar a recomposição salarial e melhores condições de trabalho

Os servidores administrativos do sistema prisional de Minas Gerais reivindicaram ontem a recomposição salarial e melhorias nas condições de trabalho. A mobilização ocorreu em todo o Estado e, em Divinópolis, contou com o apoio dos servidores de Itaúna, do Centro Socioeducativo de Divinópolis e do Presídio Floramar. Pela manhã, sindicato e governo estiveram reunidos na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, para tentarem entrar em acordo.
De acordo com a representante do Sindicato dos Servidores Públicos de Minas Gerais (SindiPub) e analista jurídica no Presídio Floramar, Silvia Maria Cardoso, os servidores pedem a recomposição salarial e melhores condições de trabalho. “Todos os servidores estão aderindo porque é de interesse de todos nós. Porque o que fazemos, seja na área jurídica, psicológica, saúde ou assistência social, queremos fazer [com] um bom atendimento ao preso, pois é direito deles. Mas para que eles tenham esse atendimento nós temos que ter condições de trabalho adequadas”, declarou.
Segundo Silvia, houve uma perda salarial de 200% nos últimos três anos e a paralisação também foi motivada devido à superlotação das unidades prisionais. “Atualmente a capacidade da Floramar é de 270 presos e em caso de superlotação 440, mas estamos com 780 presos. Com essa quantidade maior de presos não houve o dobramento de funcionários, era para efetivamente termos em torno de 50 servidores e estamos com 25.”
De acordo com o assistente executivo de Defesa Social Paulo Henrique Sales Ribeiro, a decisão sobre manter a paralisação dependeria do encontro de ontem em Belo Horizonte.  “Se não houver acordo hoje [ontem] vamos parar até que consigamos um reajuste melhor”. Até o fechamento desta edição, ainda não havia terminado a reunião entre servidores e representantes do governo estadual.

 

Crédito: Bruna Costa

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.