quarta-feira, 18 de Novembro de 2015 09:29h Atualizado em 18 de Novembro de 2015 às 09:31h. Thais Fernandes

Servidores recebem orientações em comemoração ao Novembro Azul

Semusa comemora Novembro Azul com um dia voltado para a saúde do homem, além de palestras, contará com música e peça de teatro

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realiza hoje, através do Apoio técnico da Diretoria de Atenção Primária, um evento que irá comemorar o Novembro Azul. Sendo um evento voltado somente para os servidores dessa secretaria, será realizado no Teatro Usina Gravatá, a partir das 13h até às 17h.
Com o objetivo de conscientizar o homem a valorizar sua própria saúde, a servidora responsável pelo apoio técnico do Hiperdia (Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos), Lívia Melo Nery, comentou sobre a importância deste evento. “É o primeiro ano que realizamos este evento voltado para o homem, onde os servidores da secretaria de saúde deverão participar. Temos o objetivo de chamar a atenção deste público para conscientização e valorização da saúde do homem, porque percebemos que a mulher se preocupa mais quando o assunto é saúde e o homem acaba se negligenciando cada vez mais neste quesito”, comentou.
A comemoração será voltada para toda a saúde masculina, Maria Luiza Moreira de Sousa, responsável pelo apoio técnico da saúde do trabalhador, informou mais sobre a solenidade. “Geralmente, quando se fala sobre Novembro Azul, a população costuma realizar a associação ao câncer de próstata, porém, nós decidimos aproveitar o momento para esclarecer dúvidas e manter os homens interessados em sua saúde, pois, além de ser considerado o mês de combate ao câncer de próstata, em novembro também se comemora o dia do diabetes, não é um mês exclusivo para o câncer. Então não se trata somente de um assunto, e sim de toda a conscientização que queremos oferecer ao homem, para despertar a vontade de se cuidar mais e deixar de negligenciar um assunto tão importante, que é a saúde. Para deixá-los mais a vontade para questionar, o evento será totalmente masculino, sendo as únicas presenças femininas duas organizadoras e uma palestrante” esclareceu.
O evento será apresentado pelo psicólogo Wanderson Freitas e contará com as palestras do médico Flávio Antônio Marcelino Alves, Pós-Graduado em Saúde Pública, Especialista em Acupuntura, da enfermeira Inês Alcione, Mestre em Educação, Cultura e Organizações Sociais, Especialista em Saúde da Família e Saúde Pública, e do farmacêutico Pós-Graduado em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica, Albano Rubens do Valle Verona. As palestras terão como tema ‘Cuidar da Saúde também é coisa de Homem’, ‘Sexualidade na contemporaneidade: O olhar masculino’, e ‘Indústria de Medicamentos ou Fábrica de Doenças?’. Além das palestras, será realizada também uma apresentação musical com Jubah e uma peça teatral, apresentada pelo grupo Os Teatráveis.

 

Créditos: Thais Fernandes

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.