quinta-feira, 10 de Dezembro de 2015 09:17h Atualizado em 10 de Dezembro de 2015 às 09:20h. Mariana Gonçalves

Setor de nefrologia do HSJD promove feira de artesanato

No hall de entrada do setor de nefrologia do Hospital São João de Deus (HSJD), estão expostos trabalhos desenvolvidos pelos próprios pacientes da Unidade

A Feira de Artesanato, intitulada ‘A arte de Criar', começou ontem e será encerrada no dia de hoje. A exposição pode ser vista no período de 9h às 11h e das 15h às 17h.
Cabe destacar que os produtos artesanais em exposição poderão também ser comprados, de acordo com a assistente social, Melyna de Cássia Lara Gomes, cada paciente colocou um valor em seu produto. “A movimentação aqui na exposição tem sido intensa, a participação tanto dos funcionários, quanto pacientes e as pessoas que circulam aqui pelo hospital gostaram bastante da ideia da feira, e já estão até nos perguntando qual a data da próxima exposição. Os pacientes ficaram muito animados, até os pacientes que não mexem com artesanato, mas que têm esse talento, já demonstraram interesse em produzir peças para uma próxima exposição”, disse a assistente, que aproveitou ainda para convidar os divinopolitanos a conhecerem o trabalho dos pacientes na exposição. “Gostaria de convidar a todas as pessoas que venham prestigiar os pacientes da nefrologia, para esse segundo dia da exposição Arte de Criar, que acontece hoje. Está sendo um projeto muito bacana, onde os pacientes estão muito envolvidos. Temos aqui trabalhos muito bonitos e que valem a pena conhecer” acrescenta.

 

PROJETO

Conforme Melyna, a ideia de promover a exposição partiu de um dos pacientes da unidade. “Por meio de um atendimento que fiz aqui na unidade, incentivei um paciente a trabalhar com artesanato, principalmente devido a um período complicado que esse atravessa, com isso, ele gostou da ideia e começou a desenvolver várias peças. Daí eu disse que faria a exposição para ele, mas como tem outros pacientes aqui que sabemos que também fazem artesanato, abrimos o convite da exposição para outras pessoas. Quem se interessou fez a sua inscrição com a gente e está mostrando então o seu trabalho”, completa a assistente social.
A ação faz parte do projeto ‘'NefroMais’', realizado por meio de uma equipe multidisciplinar com objetivo de levar atividades diferenciadas para os pacientes que fazem tratamento de hemodiálise na unidade. “Nesse projeto, buscamos interagir o paciente junto ao colaborador, e todas as datas comemorativas, por exemplo, tentamos sempre desenvolver alguma ação com eles, trazemos pessoas para tocarem, fazemos palestras com temas importantes para eles e para a sociedade como um todo.

 

Créditos: Mariana Gonçalves

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.