quinta-feira, 23 de Agosto de 2012 14:07h Flaviane Oliveira

Setor supermercadista do Centro-oeste deve crescer mais que a média estadual no segundo semestre

Em todo o o estado o setor supermercadista tem apresentado bons resultados neste ano e as expectativas para o segundo semestre são positivas. Durante a realização do Super Encontro Varejista (Sevar) o superintendente da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), Adilson Rodrigues, falou desse crescimento na região.Para Adilson, a região centro-oeste será beneficiada com a ampliação do setor e já fala de um crescimento elevado em relação ao restante do estado de Minas, “É uma região que não apresenta grandes oscilações. Então não tem muita oscilação e eu até acredito que a região deve fecha o ano aqui com o desempenho bem melhor que as outras regiões do estado” ressaltou.

 


A projeção é de que neste ano, em todo o estado, 45 novas lojas de supermercados sejam abertas ao longo dos meses que se seguem, o que trará um balanço positivo para o setor no fechamento do ano.

 


Com a construção das novas lojas, cerca de oito mil novos postos de trabalho devem ser gerados e mais investimentos chegam ao estado, “Com esses oito mil a gente chega a 148 mil postos e os investimentos em aberturas e reformas de lojas chegam a R$250 milhões investidos no setor” ressaltou a Associação Mineira de supermercados.

 


Neste ano, o crescimento do setor deve ficar em torno de 4% e assim os supermercadistas devem ultrapassar ganhos que ficam em torno de R$14 bilhões. De acordo com a AMIS a região centro-oeste recebe parte desses investimentos e lojas inauguradas, “Hoje a gente está com 6.795 lojas em todo o estado e então ao final do ano a gente deve fechar com 6.845 lojas em todo o estado” destacou.

 

 

SETOR VAREJISTA

 


De acordo com a pesquisa divulgada pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas) o desempenho do comércio varejista superou as expectativas no último mês. A pesquisa consulta varejistas de todo o estado e de acordo as informações divulgadas, para 57,5% dos entrevistados, as vendas foram melhores em julho em relação ao mês anterior.

 


Devido à alta nas vendas, 78% dos empresários entrevistados em Minas defendem que os estoques estão no nível ideal,uma vez que o investimento em estoque de mercadorias no último mês manteve o mesmo patamar, 82%, em relação ao mês anterior. A Fecomércio Minas destaca que o  número registrado é positivo, uma vez que em julho são realizadas as liquidações da coleção outono e inverno.

 

SEVAR

 


Na noite de ontem (22), chegou ao fim a 12ª edição do Sevar realizado em Divinópolis. O evento reuniu milhares de pessoas entre varejistas, e funcionários do comércio da região centro-oeste. A programação de ontem foi iniciada no período da manhã com o encontro de lideranças regionais, palestras na sede do evento e o destaque do palestrante internacional Steven Kirn. Mais uma edição do Sevar chegou ao fim na noite de ontem com a Mostra de Fornecedores, que reuniu marcas de destaque. O encontro foi considerado positivo e pode reunir comerciantes e profissionais de todo o centro-oeste do estado.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.