sexta-feira, 26 de Junho de 2015 12:34h

Simpósio encerra 1ª Semana de Combate ao Diabetes

O Simpósio de Capacitação de Profissionais da Saúde encerrou na manhã desta sexta-feira (26/06) a 1ª Semana Municipal de Combate ao Diabetes com o tema “De olho no Pé Diabético”

O evento foi organizado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Itapecerica (Cisvi), Rotary Club e pelo vereador Marquinho Clementino, autor do projeto de lei CM 127/2014. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Divinópolis, através da secretaria municipal de Saúde, da Superintendência Regional de Saúde e da Câmara Municipal.

O evento começou na segunda-feira (22/06) e terminou nesta sexta-feira (26/06). O médico cirurgião vascular e presidente da Associação Brasileira do Diabetes, Jackson Silveira Caiafa, ministrou o simpósio de capacitação para profissionais da saúde com o tema “Situação atual e perspectivas”, onde os profissionais foram capacitados para o diagnóstico e cuidado do pé diabético.

Além de palestras, durante toda na Praça Jovelino Rabelo, a população foi atendida por profissionais capacitados, que aferiram a pressão, analisaram a glicose e distribuíram panfletos educativos com finalidade de orientar sobre os cuidados com o pé diabético.

“A proposta levou conhecimento para as pessoas zelarem bem de sua saúde e no futuro não venha apresentar o quadro de diabetes. É importante porque uma ferida pode resultar numa perda de membros como estamos presenciando. Não são todas as cidades que se preocupa, Divinópolis está no caminho para entender e prevenir sua população sobre a diabetes. Nos trabalhos realizados várias pessoas foram identificadas com doença e já começaram a se tratar”, destacou o Secretário Executivo do Cisvi, Marco Aurélio de Oliveira, 

 

O diretor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto, Marco Aurélio Lobão, representou no evento o prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, e o secretário Municipal de Saúde, David Maia. Em discurso, Lobão ressaltou o desafio da prevenção.

 

“Aqui é um momento para prevenir o diabetes e o pé diabético. Nós temos que vestir a camisa porque é um tema desafiador e precisamos de todos para buscar a melhor forma de prevenção”, disse.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.