quarta-feira, 24 de Maio de 2017 08:47h Pollyanna Martins

Sindicato Rural apresenta projeto de segurança da 47ªDivinaexpo

A Polícia Militar garantiu que, durante os dias de festa, o policiamento da cidade também será mantido

O Sindicato Rural apresentou ontem (23) o projeto de segurança da 47ªDivinaexpo. A festa começa no dia 31 de maio e vai até o dia 4 de junho. São esperadas mais de 300 mil pessoas no Parque de Exposições nos cinco dias de festa, cerca de 40 mil pessoas por dia. De acordo com o comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Tenente Coronel Marcelo Augusto,os policiais militares que farão a segurança dentro e no entorno do Parque de Exposições são reforços de outras cidades. O Tenente garantiu que o policiamento da cidade não será prejudicado nos cinco dias de festa. “Nós estamos recebendo a cavalaria de Belo Horizonte, que vai atuar no policiamento externo. O policiamento interno é uma tropa especializada, que não é do 23º Batalhão, que nós estamos recebendo também de fora. Todo o esquema de policiamento da cidade está mantido, inclusive com o pelotão de operações”, informa.

Segundo o comandante do 23º Batalhão, são realizadas cercas de 12 blitzen diariamente em Divinópolis e durante a Divinaexpo, essas fiscalizações serão mantidas. “Nesse período da Divinaexpo, essa fiscalização será mantida nos demais bairros que não englobam o Parque de Exposições”, afirma. Conforme o Tenente Coronel, além do reforço no policiamento, a segurança do Parque de Exposições contará ainda com câmeras de circuito interno. A Polícia Militar (PM) terá uma plataforma de observação elevada e o Sindicato Rural instalará 18 câmeras de monitoramento. “O monitoramento será feito dentro do Posto de Comando da Polícia Militar”, esclarece.

A Polícia Militar lançou no início deste mês o Projeto Celular Seguro, que também estará presente no Parque de Exposições. O cidadão se cadastra no site policiamilitar.mg.gov.br/celularseguro, e insere o IMEI (número de série do aparelho), que pode ser obtido pelo código *#06# ou na caixa do aparelho, além de dados pessoais.De acordo com o comandante do 23º Batalhão, a PM estará com um esquema montado no Parque de Exposições para que o público possa cadastrar os seus celulares e participar do projeto. “Nós vamos disponibilizar dentro do Posto de Comando computadores para as pessoas que quiserem se cadastrar na hora”, informa. Segundo o Tenente Coronel Marcelo Augusto, a localização do aparelho é facilitada quando o celular é cadastrado no programa da PM. “Se o celular estiver cadastrado [no programa], a possibilidade de recuperá-lo é bem maior. Nós podemos recuperar com um receptador, em um ponto de drogas, ou em uma abordagem de suspeito”, explica.

ESTRUTURA

Todos os anos é feito durante a festa o “Desafio do Bem”. Segundo o presidente do Sindicato Rural, Irajá Nogueira,neste ano, um peão famoso montará em um touro e apostas serão feitas, além de empresas que doam dinheiro para ajudar uma entidade. “Neste ano, o dinheiro arrecadado será doado para o Hospital São João de Deus e para o Vinícius [Antônio Reis do Carmo], que irá fazer um transplante de intestino. É uma cirurgia complicada e nós vamos ajudá-lo nesta campanha”, ressalta. Conforme Irajá, a renda arrecada na Queima do Alho, que será no dia 3 de junho, será revertida para o Instituto Helena Antipoff, para a Clínica São Bento Menni e para a Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (ACCCOM).

De acordo com o presidente do Sindicato Rural, os preparativos para a festa já entraram na reta final e na próxima semana tudo estará pronto para o maior rodeio de Minas Gerais. “Nesse ano, nós vamos cobrir as arquibancadas, nós reformamos os banheiros, foi feita uma plástica na Praça de Alimentação, terá uma nova dinâmica no evento”, revela.

CORPO DE BOMBEIROS

De acordo com o Comandante do 10º Batalhão de Bombeiros Militar, Tenente Coronel Manoel dos Reis Moraes, o projeto para a realização do Prato Rural já está aprovado e o projeto para a Divinaexpo ainda está passando por adequações para ser aprovado. De acordo com o Tenente Coronel, em média cerca de 15 militares do Corpo de Bombeiros farão o atendimento médico na festa. Conforme o comandante, os bombeiros contarão ainda com o apoio dos brigadistas para fazer o atendimento ao público presente. “Terá uma viatura de combate ao incêndio e uma unidade de resgate. Temos que ressaltar também que nós teremos apoio dos brigadistas. Na quarta-feira, na sexta-feira e no sábado, que são os dias de maior público, nós teremos o apoio de aproximadamente 70 brigadistas”, detalha.

Segundo o Tenente Coronel, a festa contará ainda com um posto médico e ambulâncias. O comandante reforça ainda que, durante todas as noites, será feita uma fiscalização no sistema de prevenção e combate ao incêndio. “Após a fiscalização, no dia seguinte, vem uma equipe do Corpo de Bombeiros, juntamente com o engenheiro [responsável pela Divinaexpo], para fazer uma vistoria, para averiguar extintor descarregado, ou alguma saída de emergência sem sinalização. A gente detectando isso, será passado para a organização do evento, para que possa ser resolvido e o evento realizado no outro dia com segurança”, conclui.

© 2009-2020. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.