quarta-feira, 17 de Agosto de 2016 13:25h Pedro Gianelli

Sindicatos irão levar propostas dos servidores municipais aos candidatos a prefeito de Divinópolis

"As eleições municipais e a garantia dos direitos dos servidores", esse foi o tema da quinta edição do Fórum dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e região Centro-Oeste promovido pelo Sintram no último sábado (13).

Divididos em oito grupos de trabalho, os servidores elaboraram propostas, que irão compor termo de compromisso a ser apresentado aos candidatos a prefeito e vice-prefeito de Divinópolis. Um debate está sendo programado pelo Sintram, em parceria com o Sintemmd, para verificar o posicionamento a respeito das demandas traçadas pelo funcionalismo municipal.

A presidente do Sintram, Luciana Santos, explicou que após o debate e a assinatura do termo de compromisso pelos candidatos, o documento será registrado em cartório. "O objetivo é verificar e levar ao conhecimento da categoria quais candidatos estão dispostos a manter o diálogo e respeito aos nossos direitos. Os servidores estão na linha de frente do município e o que buscamos é a valorização desse importante papel na gestão municipal e a garantia expressa de nossos direitos", justificou.

Uma Comissão de Servidores foi retirada do 5º Fórum para redação final das propostas, que irão compor o termo de compromisso. "Essa comissão já irá se reunir hoje para fazer as adequações solicitadas pela plenária e nossa expectativa é que o debate seja realizado na primeira quinzena de setembro", explicou Luciana.

 

PROPOSTAS

 

Onze propostas foram aprovadas pelos servidores sobre os temas: "O Servidor Público e o Diviprev" e "A relação do servidor com o Legislativo e Executivo Municipal". "Estamos preparando uma grande convocação dos servidores da Prefeitura de Divinópolis para estarem neste importante debate, sendo que as propostas serão apresentadas no dia aos candidatos" finalizou Luciana.

 

PARTICIPAÇÃO

 

O evento contou com participação expressiva de servidores de todos os setores da Prefeitura. Júlio Pereira, do setor de Fiscalização, participou pela primeira vez do fórum, e avaliou que o debate foi muito proveitoso. "O servidor tem que discutir sobre os seus problemas, sobre a sua vida como funcionário público, ou seja, sobre tudo que rege seu dia a dia. Não tem outro caminho a não ser esse de estar aberto ao debate e próximo ao sindicato e demais colegas para fortalecimento da classe", disse Júlio.

Eliane Tavares, da área da educação, afirmou que os fóruns são importantes para atualização dos servidores. "O servidor sempre está nos seus locais de trabalho muitas vezes por fora dos acontecimentos, que afetam seus interesses, e essa é uma oportunidade de aproximação do sindicato, que é responsável por informar e também politizar os servidores", disse.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.